Guarapari realiza ação voltada para o acolhimento de mães e responsáveis de crianças atípicas neste sábado

A iniciativa será realizada das 8h às 13h, no Centro Municipal de Saúde, localizado na Rua Emília Trindade da Silva, 146 – Itapebussu.

A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza neste sábado, 17 de maio, a ação “Cuidar de quem Cuida”, voltada para mães e responsáveis por crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Síndrome de Down. A iniciativa será realizada das 8h às 13h, no Centro Municipal de Saúde, localizado na Rua Emília Trindade da Silva, 146 – Itapebussu.

A proposta da ação é oferecer um momento de acolhimento e cuidado para quem, na maioria das vezes, coloca as necessidades do outro à frente das próprias. Serão disponibilizados atendimentos gratuitos nas áreas médica, odontológica, psicológica, nutricional, assistência social, além de vacinação e coleta de preventivo. Para ser atendido, é necessário apresentar documento com foto, Cartão SUS e cartão de vacina.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Larissa Santório, a ação nasceu da percepção da rotina exigente enfrentada por essas mulheres. “Criamos essa ação com muito carinho, pensando nas mães e cuidadoras que vivem uma rotina intensa de dedicação. São mulheres que estão sempre cuidando, se doando, e que muitas vezes esquecem de olhar para si. O ‘Cuidar de quem Cuida’ é um momento para elas se sentirem acolhidas e priorizadas. Queremos que essa seja uma iniciativa contínua, que entre no calendário da saúde do município e que leve cada vez mais serviços e apoio a essas famílias”, afirmou.

Na foto de divulgação da campanha, Fernanda Amâncio e o filho Diego Amâncio foram escolhidos para representar todas as mães e seus filhos do município. Eles participaram da primeira edição da ação, e Fernanda destacou a importância do atendimento voltado a esse público. “Nós, mães de crianças com necessidades especiais, raramente temos tempo para cuidar de nós mesmas. Um atendimento específico para a gente é fundamental e já estava mais do que na hora de termos algo assim”, disse.

A ação marca um importante passo na promoção da saúde integral e na valorização de quem dedica sua vida ao cuidado diário com amor, esforço e comprometimento.