
Uma reivindicação antiga dos moradores de Guarapari pode estar com os dias contados. Atualmente, a cidade é atendida apenas por uma linha do Sistema Transcol, que faz o trajeto Terminal de Itaparica x Setiba.
No entanto, devido à demanda, outras linhas para bairros como Centro, Praia do Morro e Meaípe podem ser criadas para facilitar a mobilidade de quem precisa se deslocar para a Grande Vitória.
A principal reclamação dos usuários ocorre porque Guarapari não possui terminal e não há integração com o sistema municipal. Assim, os passageiros chegam a pagar até duas passagens para ir até a Capital, por exemplo.
É o caso da universitária Ester Pereira, moradora da Praia do Morro. Ela relatou que precisa acordar às 3h da manhã para pegar o primeiro ônibus municipal, que só começa a circular às 4h30, e chegar ao Trevo às 5h.
“Para ir à faculdade e ao estágio, preciso pegar o Transcol, que só tem ponto no Trevo de Setiba. Moro na Praia do Morro, perto da Avenida Paris, e chegar até esse ponto é complicado, principalmente por conta dos horários escassos dos ônibus do Lorenzutti, que demoram bastante. Algumas vezes, precisei pegar ônibus do Alvorada para não perder o Transcol, caso contrário teria que esperar até o próximo horário para chegar em Vitória”, contou.
Em nota, a Ceturb-ES informou que entende a preocupação dos moradores em relação à necessidade de mais de uma linha e à extensão do serviço para outros bairros, como Meaípe, Centro e Praia do Morro.
“A demanda está em análise pela equipe técnica da Companhia. Porém, no momento, ainda não há uma posição definitiva sobre a implementação de novas linhas ou sobre a integração com o sistema municipal, inclusive observando que o sistema municipal de Guarapari possui uma concessão vigente”, destacou.
A companhia ressaltou ainda que, além da linha do Transcol, existem linhas de transporte intermunicipal que operam entre Guarapari e Vitória, oferecendo uma opção adicional aos passageiros. “Assim que houver uma definição sobre o assunto, a Companhia fará a divulgação”, concluiu.
Prefeito pede mais Transcol
No início do ano, o prefeito Rodrigo Borges se reuniu com o diretor-presidente da Ceturb-ES, Marcelo Campos Antunes, em busca de melhorias no transporte público do município.
O pedido do prefeito foi pela ampliação das linhas que atendem Guarapari e pela expansão para outros bairros. “Nós queremos que o Transcol atenda outros bairros da cidade, facilitando a vida de mais pessoas”, afirmou na ocasião.
Desde 2014, quando o Transcol passou a operar em Guarapari, os ônibus atendem apenas até Setiba, deixando de fora outras regiões. “Guarapari já faz parte da Grande Vitória, temos a extensão até Setiba e, com o estudo técnico, teremos o respaldo necessário para ampliar e oferecer mais linhas para a cidade”, disse Marcelo Campos.
Atualmente, a linha 672, que funciona das 5h às 21h20 em dias úteis, sai do Trevo de Setiba e segue até o Terminal de Itaparica, em Vila Velha. Aos sábados, domingos e feriados, o número de viagens é reduzido.