
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Zumbi iniciou o funcionamento do Grupo Hiperdia, voltado para o acompanhamento de moradores da própria comunidade e também do bairro Otto Marins que convivem com hipertensão e diabetes.
Os encontros acontecem às segundas e quintas-feiras, das 7h30 às 8h30, no Centro de Convivência do Zumbi. Eles são abertos a todos os pacientes já cadastrados no Hiperdia, além de pessoas interessadas em informações sobre o assunto.
Durante as atividades, os participantes passam pelo acompanhamento da pressão arterial e glicemia, realizam alongamento e caminhada e, quando necessário, recebem encaminhamento para atendimento médico ou nutricional. Além disso, têm acesso a orientações sobre cuidados com a saúde, prevenção de complicações e dicas de autocuidado.
Todas as ações são conduzidas por profissionais da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e nutricionistas. O primeiro deles aconteceu no dia 14 deste mês e contou com a presença de 40 pacientes, mostrando o engajamento da comunidade e a importância do acompanhamento contínuo para a manutenção da saúde.
Ação é organizada nas unidades
O Grupo de Hiperdia é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio das unidades básicas, e está disponível em outras comunidades. Com isso, a prefeitura garante um melhor acompanhamento dos pacientes, com o objetivo de permitir que tenham menos chances de complicações e maior qualidade de vida. Para informações adicionais, o interessado deve entrar em contato com a agente de saúde do seu bairro
FONTE:PREFEITURA DE CACHOEIRO