Grupo é detido após soltar fogos em frente a presídio de Vila Velha-ES

Comemoração pela soltura de amigo assustou policiais penais, que confundiram barulho com tiros em área de segurança.

Um grupo de cinco pessoas foi detido na última quarta-feira (3) após soltar fogos de artifício em frente ao Complexo Penitenciário de Xuri, em Vila Velha, para comemorar a liberdade de um amigo. Um dos integrantes havia sido liberado da prisão no mesmo dia, e os outros quatro decidiram celebrar a ocasião.

A situação, porém, gerou confusão e risco. A comemoração ocorreu em frente à Penitenciária Estadual de Vila Velha III (PEVV III), e os policiais penais confundiram o barulho dos fogos com disparos de arma de fogo.

“Um desses fogos se desviou e estourou em frente a outra unidade, a PEVV VIII. Os policiais acharam que estavam sob ataque, e poderia ter acontecido uma tragédia. Imagine se os agentes tivessem revidado achando que se tratava de tiros?”, explicou o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco.

Os cinco suspeitos foram encaminhados para a delegacia, mas acabaram liberados. O secretário deixou um alerta à população:
“Você está dentro de uma área de segurança. Aqui existe uma tensão pré-estabelecida pela atividade do local, então não é razoável ter um comportamento que crie pânico ou faça acreditar que as pessoas estão sob ameaça. As famílias são bem-vindas, mas é fundamental agir de forma adequada para preservar a segurança, a disciplina e a vida de todos.”