
Doze moradores de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, desembarcaram em Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta terça-feira (8) acreditando em uma falsa promessa de empregos. Quando chegaram no local, descobriram que tudo se tratava de um golpe.
Segundo a prefeitura de Linhares, eles saíram de uma casa de acolhida, na cidade fluminense, e seguiram viagem em um micro-ônibus descaracterizado. Logo depois que desembarcaram, o veículo foi embora. Em um vídeo divulgado pelo prefeito Lucas Scaramussa, uma das pessoas diz que eles foram chamados para trabalhar na colheita em uma lavoura de café.
A secretaria municipal de Assistência Social foi acionada e acolheu os moradores. Seis deles foram levados para a Casa de Acolhida São Francisco de Assis e outros seis para o Grupo Resgate, no distrito do Farias, onde puderam tomar banho, receberam alimentação e atendimentos de saúde.
“Na manhã desta quarta-feira (9) as equipes da secretaria municipal de Assistência Social iniciaram a busca ativa para localizar os familiares dos 12 moradores. Numa primeira atualização, a família de um deles, que é da Bahia, já foi comunicada e o município adotará as medidas necessárias para que o mesmo seja reintegrado”, destaca a prefeitura de Linhares, em nota.
Câmeras de videomonitoramento da cidade identificaram o veículo e a placa, e as imagens foram encaminhadas para a Polícia Civil. “Repudiamos este ato desumano e vamos atuar em colaboração com a Polícia para investigar o caso e tomar as ações cabíveis contra os responsáveis”, afirma o prefeito.
A secretaria municipal de Assistência Social de Linhares disponibilizou o telefone (27) 98115-2740 para informações aos familiares dos moradores.
A Polícia Civil (PCES) informa que a conduta está sendo analisada quanto à tipificação penal. Até o momento, não foi identificado nenhum crime que justifique a atuação da corporação. “A situação está sendo acompanhada, e eventuais desdobramentos serão avaliados conforme as legislações vigentes”, diz.
A reportagem demandou o Ministério Público e a Prefeitura de Cabo Frio sobre o caso. O texto será atualizado em caso de retornos.
Redação Multimídia ESHOJE