Governo pode antecipar entrega do Cais das Artes em Vitória

A previsão inicial para a entrega do Cais das Artes está programada para janeiro de 2026

As obras do Cais das Artes, em Vitória, podem ser concluídas antes do prazo. Pelo menos essa é a expectativa do governador Renato Casagrande durante visita técnica às obras, realizada na manhã desta quinta-feira (3). A previsão inicial é de que o empreendimento cultural fique pronto em janeiro de 2026.

Segundo Casagrande, há uma possibilidade da obra ser entregue à população em dezembro deste ano. O investimento total ultrapassa R$ 150 milhões, sob responsabilidade do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

“Será um equipamento cultural com salas de exposição, museu, teatro, cafeteria, restaurante. Um lindo local de lazer e entretenimento que pode nos colocar na rota de grandes eventos, até mesmo internacionais.”

O governador lembrou os entraves para a conclusão do projeto. “Essa obra teve alguns grandes problemas desde seu início. A empresa contratada inicialmente não teve condições de continuar e a abandonou. O governo seguinte paralisou a construção. Quando retornei em 2019, iniciamos as tratativas para retomá-la, mas o caso foi parar na Justiça. Só fechamos um acordo com o consórcio e com homologação judicial em julho de 2023.”

Entre as intervenções em andamento estão a recuperação de estruturas metálicas, impermeabilização e instalação de dutos de ar. Também será concluída a colocação de painéis pré-moldados da rampa do museu e a concretagem do piso do teatro. Além disso, seguem os serviços de consultorias técnicas em luminotécnica, áudio, vídeo e cenotecnia, além da instalação de caixilhos e vidros.

No teatro, já foram executadas a alvenaria, sanitários, bar e parte do piso de concreto. No museu, a impermeabilização do piso está concluída, bem como a instalação do sistema de climatização, compartimentação vertical e inserção das placas pré-moldadas no edifício anexo.

De acordo com o cronograma do DER-ES, as próximas etapas incluem concretagem de pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias, aplicação de chapisco e reboco, manutenção de ponte rolante e reservatório de água, instalação de paredes drywall e acabamento com granito. Também será finalizada a climatização do museu e a recuperação da passarela do edifício anexo.

Para o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, o avanço das obras representa um momento histórico. “A proximidade da conclusão do Cais das Artes representa um marco para a cultura capixaba e nacional. Com esse novo espaço, o Espírito Santo estará apto a receber espetáculos de grande porte, nacionais e internacionais, fortalecendo seu papel no cenário cultural.”

FONTE: JOSUÉ DE OLIVEIRA – ES360