O governador Renato Casagrande deu o sinal verde, nesta quinta-feira (23), para o início das desapropriações necessárias à construção do Aeroporto das Montanhas Capixabas, considerado um dos projetos mais estratégicos para o turismo e a economia do interior do Espírito Santo.
A reunião, realizada no Palácio Anchieta, contou com a presença de prefeitos, vereadores, representantes de federações e associações, além do Sebrae/ES, que vem apoiando o projeto. Durante o encontro, foram entregues a Casagrande manifestos de apoio assinados por lideranças políticas e setoriais, demonstrando a adesão da comunidade regional à proposta.
Etapas do projeto
Casagrande explicou que, após as desapropriações, será publicado um edital de licitação para contratar a empresa responsável pelo projeto executivo e pela obtenção da licença ambiental.
“Vamos autorizar a seguir em frente e dar o primeiro passo. Resolvidas as desapropriações, poderemos avançar com a contratação da obra”, afirmou o governador, destacando que o investimento dependeu da anuência das comunidades locais.
Impacto no turismo e nos pequenos negócios
O Sebrae/ES, representado pelo superintendente Pedro Rigo, destacou que a obra será um equipamento estratégico de infraestrutura, capaz de impulsionar a movimentação turística, a economia regional e até o atendimento em saúde.
“As melhorias contribuem para que o ambiente de negócios se torne cada vez mais favorável ao empreendedorismo e aos pequenos negócios”, ressaltou Rigo.
Já o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, destacou que os investimentos no setor ultrapassam R$ 1 milhão em ações concluídas e em andamento.
“Essa obra será fundamental para desenvolver ainda mais essa região turística já consolidada, que é a região de Montanhas”, disse.
Revolução no turismo capixaba
Para o presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), Valdeir Nunes, o momento representa uma verdadeira revolução.
“Nunca vi algo que unisse tantas pessoas em torno do turismo. Esse aeroporto simboliza a união entre empresariado, entidades e governo. O Espírito Santo está fazendo barulho no mercado”, comemorou.
Perspectivas
Com previsão de avanços a partir de 2026, o Aeroporto das Montanhas é apontado por lideranças como um divisor de águas para o turismo capixaba, abrindo novas rotas de desenvolvimento para a Serra e o interior do estado.
