Gandini entrega comenda Augusto Ruschi para defensores do meio ambiente

Presidente da Comissão de Meio Ambiente homenageia capixabas protagonistas da preservação ambiental e celebra um planeta mais sustentável

- Créditos de fotos : Wilbert Suave

Por Giulia Pin

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, homenageou seis personalidades que se destacam na luta em prol do meio ambiente no Espírito Santo. A entrega foi feita na quinta-feira (17), no gabinete do parlamentar na Assembleia Legislativa.

Os reconhecidos vão desde plantadores de árvores até biólogos, todos com trajetórias inspiradoras e projetos transformadores.

Antônio dos Santos é morador do bairro Maria Ortiz, em Vitória, e é responsável por plantar mais de 500 mudas de árvores frutíferas e de preservação, como ipê, jacarandá, jequitibá, cedro e mogno, ao redor da cidade. Além disso, ele doou mais de 5.000 mudas que agora florescem no Espírito Santo e em outros estados do Brasil. Antônio tem como fiel companheira a sua bicicleta, que proporcionou grandes aventuras e ajudou nessa missão. Ele mesmo se encarrega de regar e adubar as plantas, garantindo que cresçam saudáveis e floresçam.

Caroline Reis é bióloga do Projeto Marsupiais, do Instituto Últimos Refúgios. Ela ajuda na conservação das espécies de marsupiais brasileiras, trabalhando com reabilitação, resgate de fauna, difusão científica e palestras. Graduada em Ciências Biológicas, Caroline também atua no Projeto Vitória da Restinga e no Projeto Ecofrade, contribuindo para a preservação dos ecossistemas de restingas e para a educação ambiental sobre a coleta seletiva.

O biólogo, Saulo Ramos da Silva, foi reconhecido por atuar no resgate da fauna silvestre do Estado. Além disso, já foi administrador de vários parques da cidade, como Gruta da Onça, Fonte Grande e Pedra dos Dois Olhos.

Thiago Ferrari é ambientalista e fundou em 2014, no Espírito Santo, a ONG Instituto O Canal e os projetos Amigos da Jubarte e Golfinhos do Brasil. Thiago, juntamente com sua equipe e parceiros, implementou o turismo de observação de baleias-jubarte no Estado. Ele também foi responsável pela criação do Hub científico Jubarte.Lab, em parceria com a UFES, que estuda a conservação das baleias, implementa a educação ambiental e a pesquisa da ecologia das baleias-jubarte.

O advogado ambientalista Carlos Humberto de Oliveira, fez parte da criação de quatro Comitês de Bacias Hidrográficas. Ele criou o Movimento Plantio Brasil que articulou e mobilizou pessoas, ONGs, instituições de ensino e outros movimentos em 14 estados e 65 municípios do Espírito Santo, plantando, aproximadamente, 10 mil árvores.

Adenilson Panzin é morador de Vargem Alta e cultiva mudas de árvores da Mata Atlântica. Ele distribui as plantas gratuitamente e faz palestras nas escolas da região para promover a preservação. Na casa do pai, Adenilson recuperou uma nascente que já se encontrava quase seca. Hoje, mais de oito famílias consomem dessa nascente. Ele distribui cerca de oito mil mudas por ano, doando para os agricultores e escolas da região.

Gandini destacou as motivações para a entrega da comenda.

“Todos os anos, fazemos questão de homenagear pessoas que se destacam na luta pela preservação do meio ambiente. Hoje foi dia de celebrar quem planta, cuida, conscientiza e transforma realidades em prol de um planeta mais sustentável.”, declarou o parlamentar.

GALERIA DE FOTO DOS HOMENAGEADOS