
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com o Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, identificaram, nessa terça-feira (21), um furto de energia elétrica em um restaurante localizado na Praia do Morro, em Guarapari. O proprietário, de 50 anos, foi autuado em flagrante por furto de energia e liberado mediante fiança.
Durante a fiscalização, foi constatado que o estabelecimento, um restaurante, de propriedade de um homem de 50 anos, possuía ligação direta à rede da EDP, sem medição adequada para registro de consumo e faturamento. A ligação irregular bifásica foi imediatamente desfeita pelos técnicos da EDP, e o local permaneceu desligado devido a débitos em aberto.
A instalação elétrica do restaurante foi ativada em 2006 e permaneceu em operação até fevereiro deste ano, quando o medidor foi retirado e o contrato encerrado. Ao longo dos anos, a EDP já havia registrado irregularidades no local, com autuação administrativa registrada em outubro de 2010.
Os técnicos da EDP registraram as irregularidades em um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI). De acordo com a EDP, além da responsabilização criminal, os responsáveis deverão ressarcir os valores da energia não faturada, bem como os custos operacionais e administrativos, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O proprietário foi conduzido à 5ª Delegacia Regional de Guarapari para apresentação à autoridade policial e adoção das medidas cabíveis. Ele foi autuado em flagrante por furto de energia elétrica e foi liberado para responder em liberdade após o pagamento da fiança estipulada.