Frio, chuvas leves e ar seco: boletim alerta para condições climáticas no Espírito Santo

As análises indicam estabilidade atmosférica a partir do dia 13 de julho, com expectativa de tempo firme e aumento gradual das temperaturas em todo o território capixaba.

- freepik

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC) divulgou, nesta sexta-feira (11), um boletim meteorológico com dados atualizados sobre o tempo no estado. Segundo o documento, as temperaturas seguem abaixo da média climatológica, com possibilidade de chuvas fracas em diversas regiões, principalmente na faixa litorânea.

O órgão, localizado na Rua Tenente Mário Francisco de Brito, nº 100, no bairro Enseada do Suá, em Vitória, informou que não há previsão de tempo severo para os próximos dias, embora haja registros de instabilidade e céu encoberto. As análises indicam estabilidade atmosférica a partir do dia 13 de julho, com expectativa de tempo firme e aumento gradual das temperaturas em todo o território capixaba.

Municípios com maior volume de chuva

Nas últimas 24 horas, até as 9h de sexta-feira, os maiores acumulados de chuva foram registrados nos seguintes municípios:

  • Conceição da Barra: 15 mm
  • Santa Teresa: 13 mm
  • Guarapari: 13 mm
  • Fundão: 12 mm
  • Alfredo Chaves: 12 mm

Apesar dos volumes baixos, as chuvas foram generalizadas em regiões como Norte, Sul, Grande Vitória, Serrana e Caparaó.

Previsão para os próximos dias

  • Sexta-feira (11/07): possibilidade de chuva entre 2 e 10 mm nas regiões Norte, Sul, Serrana e faixa costeira, com chance de até 30% de eventos entre 10 e 30 mm.
  • Sábado (12/07): chance de chuvas leves (2 a 10 mm) na Grande Vitória, Norte, Sul, e partes da Serrana e do Caparaó.
  • Domingo (13/07): baixa probabilidade de chuvas, com destaque para a faixa costeira, onde há até 40% de chance de precipitações entre 2 e 10 mm.
  • Segunda-feira (14/07): tempo estável em todo o estado, com possibilidade remota de chuvas fracas na faixa litorânea.

Chuvas acumuladas (11 a 17 de julho)

Entre os dias 11 e 17 de julho, o boletim prevê acumulados de 20 a 40 mm nas regiões da Grande Vitória, Norte, Sul, Serrana e Caparaó. Nas demais localidades, o volume deve ficar abaixo dos 20 mm.

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas e orientações no portal oficial do sistema Alerta ES (https://alerta.es.gov.br) e que evite divulgar ou usar indevidamente os dados técnicos para fins comerciais.

FONTE: BOLETIM METEOROLÓGICO OFICIAL DA CEPDEC/ES