Fotógrafo registra "maré vermelha" no mar de Ilhabela no Litoral Norte de SP

Fenômeno acontece quando há proliferação excessiva de algas marinhas que formam extensas manchas na superfície do mar

O fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita registrou uma “maré vermelha” no mar de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Veja vídeo:

Mesquita publicou as imagens nas redes sociais nesta terça-feira (25). Segundo ele, esse fenômeno acontece quando há proliferação excessiva de algas marinhas que formam extensas manchas na superfície do mar. Isso também pode acontecer por conta de alguns processos ambientais.

Essa não é a primeira vez que tenho encontrado maré vermelha na região e, de acordo com análises laboratoriais, a última proliferação registrada no litoral era composta do micro-organismo ‘mesodinium rubrum’, que não é considerado tóxico, porém, pode favorecer o desenvolvimento de algas tóxicas, que são consumidas por peixes e mexilhões e que, por sua vez, são ingeridos pelas pessoa – publicou o pesquisador.

Esse fenômeno pode ser observado na forma de manchas de cor avermelhada, alaranjada, amarelada, marrom ou roxa. A maior consequência é a redução do oxigênio na água que causa a morte de peixes e pode trazer riscos à saúde humana.

FONTE: BAND.COM