Fórum Estadual de Especiarias estreia no Norte do ES com oito palestras gratuitas

Alta produtividade, manejo, cultivo e tendências do mercado de especiarias serão tema de palestras durante o Empório Pimenta e Cafés, em São Mateus

São Mateus, referência nacional quando o assunto é pimenta, será palco de uma estreia especial: o Fórum Estadual de Especiarias, um dos grandes momentos da primeira edição do Empório Pimentas e Cafés. De 28 a 30 de agosto, a Praça Amélia Boroto vai receber especialistas, produtores e pesquisadores em uma programação técnica que valoriza a tradição e vocação agrícola do município – maior produtor de pimenta-do-reino e pimenta-rosa do Brasil.

As inscrições para as palestras e mesas-redondas serão gratuitas. O público deve ficar atento ao Instagram oficial do evento, onde será divulgado o link de inscrição. Como as vagas são limitadas, a organização recomenda garantir participação assim que o acesso for liberado.

A programação do fórum acontece durante toda a sexta-feira, dia 29, com uma série de painéis que abordam desde técnicas de manejo até tendências de mercado. A abertura acontece às 9h. Em seguida, às 9h30, o pesquisador Alex Campanharo apresenta a palestra “Café Conilon – Manejo para Alta Produtividade”. Logo depois, às 10h30, a especialista Fabiana Gomes Ruas, do Incaper, fala sobre “Pimenta Rosa – Cultivo e Manejo”.

Na sequência, às 11h30, o engenheiro agrônomo João Henrique Trevizani traz um panorama sobre a produção e cultivo da pimenta-do-reino. A programação retorna às 13h30 com uma mesa-redonda sobre pesquisa e qualidade da pimenta-do-reino, reunindo nomes como Marcelo Barreto da Silva, professor e pesquisador da Ufes, além de André Malacarne e Welington Secundino, consultor especializado em pipericultura, o cultivo agrícola de pimenta-do-reino.

Às 14h30, o produtor rural e diretor-presidente da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac), Tomás Batista Silveira, apresenta a palestra “Pimenta-do-Reino – Mercado, Tendências e Negócios”. Logo depois, às 15h30, a produtora Ana Paula Martin Machado, referência nacional no cultivo de pimenta rosa, aborda o tema “Voltando à Sua Origem”.

A tarde segue com a palestra “Segurança no Trabalho no Meio Rural”, às 16h30, ministrada por Miguel Ângelo Caran. Encerrando a programação do dia, às 17h30, o consultor de mercado agro Marcus Magalhães, diretor da MM Cafés, apresenta a palestra “Café Conilon – Novos Desafios do Agro no Atual Mercado Global”.

De acordo com o presidente da Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Verde e das Águas (Adetur), Cimá Guizani, a realização do Fórum Estadual de Especiarias é uma oportunidade de consolidar São Mateus como referência nacional na produção de pimentas e cafés, além de fomentar novas perspectivas para o setor.

“O Fórum nasce com a proposta de unir ciência, mercado e tradição, valorizando os produtores locais e aproximando especialistas e a comunidade. É um espaço para troca de conhecimento e para mostrar que as especiarias do Espírito Santo têm força não apenas no campo, mas também como motor de desenvolvimento econômico e cultural”, explica.

Boa comida e produtos do agro

Além da estreia do Fórum Estadual de Especiarias, o evento traz uma programação diversificada, com exposições de produtos agrícolas, gastronomia típica, apresentações de forró e moda de viola, e a eleição da Rainha da Pimenta e do Café. O público também poderá aproveitar a mostra de produtos agroindustriais e artesanais, a praça gastronômica, além de oficinas e workshops com degustações abertas. Ao longo dos três dias, a expectativa é receber cerca de 25 mil visitantes.

O Empório Pimentas e Cafés é idealizado pela Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Verde e das Águas – ADETUR, e realizado pela Prefeitura Municipal de São Mateus com apoio do Sindicato Rural de São Mateus.

Sexta-feira (29)

9h – Abertura do FOREESP – Fórum Estadual de Especiarias

9h30 – Palestra Alex Campanharo. Tema: Café Conilon – Manejo para alta produtividade

10h30 – Palestra Fabiana Gomes Ruas. Tema: Pimenta Rosa – Cultivo e manejo.

11h30 – Palestra João Henrique Trevizani. Tema: Pimenta-do-reino – Produção e cultivo. 

13h30 – Mesa redonda com Marcelo Barreto da Silva, André Malacarne e Welington Secundino. Tema: Pimenta-do-reino – Pesquisa e qualidade. 

14h30 – Palestra Tomás Batista Silveira. Tema: Pimenta-do-reino – Mercado, tendências e negócios. 

15h30 – Palestra Ana Paula Martin Machado. Tema: Pimenta Rosa – Voltando a sua origem. 

16h30 – Palestra Miguel Ângelo Caran. Tema: Segurança no Trabalho no Meio Rural 

17h30 – Palestra Marcus Magalhães. Tema: Café Conilon – Novos desafios do agro no atual mercado global