Foguete da SpaceX explode no ar e causa atrasos e caos nos aeroportos dos EUA

Devido aos destroços da SpaceX Starship no céu, voos foram cancelados e aeroportos fechados; o mesmo aconteceu no último teste da nave, em janeiro

Foguete da SpaceX explode no ar e causa atrasos e caos nos aeroportos dos EUA Foto: Reprodução | AFP | Space -

Um foguete teste da SpaceX empresa de Elon Musk, falhou durante a noite dessa quinta-feira (6) e espalhou fragmentos pelo céu, ao explodir logo após ser lançado no Texas. Não há relatos de feridos ou danos, mas imagens de pessoas em ilhas do Mar do Caribe mostram destroços em chamas caindo do céu.

Imagens postadas no X mostravam destroços de foguetes em chamas caindo sobre o Mar do Caribe. Nas Bahamas, pessoas postaram que estavam buscando abrigo para se protegerem dos destroços.

Esta foi a oitava missão de teste do foguete e seu segundo fracasso consecutivo. A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) emitiu ordens para manter no solo, voos partindo para os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach durante mais de uma hora, antes de retomar as operações normais por volta das 20h locais.

A SpaceX confirmou que a nave sem tripulação sofreu “uma rápida desmontagem não programada” durante sua subida ao espaço e perdeu contato com o solo. O enorme SpaceX Starship, o maior foguete já criado, saiu do controle logo após seu lançamento.

A SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, disse que as equipes imediatamente começaram a se coordenar com autoridades de segurança para “respostas de contingência pré-planejadas”. “Como sempre, o sucesso vem do que aprendemos, e o voo de hoje oferecerá lições adicionais para melhorar a confiabilidade da Starship.”

A nota divulgada pela empresa diz que os destroços deveriam ter caído em uma área pré-planejada e o foguete não continha nenhum material tóxico. A empresa também incluiu um e-mail e número de telefone para aqueles que acreditam ter encontrado quaisquer restos da nave.

Musk não comentou a explosão. O incidente aconteceu após um teste em janeiro, no qual um foguete Starship falhou minutos após o lançamento das instalações da SpaceX no Texas.

A FAA também fechou brevemente aeroportos há dois meses, devido às mesmas preocupações com a queda de detritos.

“Infelizmente isso aconteceu da última vez também, então já temos alguma prática nisso agora”, disse o comentarista de voo da SpaceX, Dan Huot, em uma coletiva.

A Starship é o maior e mais poderoso foguete já construído e é essencial para as ambições de Musk de colonizar Marte. A NASA espera usar uma versão modificada da nave espacial como um módulo lunar humano para suas missões Artemis de retorno à Lua.

FONTE : ITATIAIA