
A Fifa anunciou nesta quarta-feira (7) as oito cidades que sediarão a Copa do Mundo Feminina de 2027. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, Gianni Infantino, por meio de seu Instagram.
Cerca de 12 cidades se inscreveram para receber as partidas do torneio. Uma delegação da organização realizou uma série de inspeções criteriosas para selecionar as melhores candidaturas. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo foram as cidades escolhidas.
“A escolha foi muito difícil, pois todas as candidaturas apresentaram um nível excepcional. Uma jornada empolgante e inesquecível nos espera e, com o futebol feminino se unindo pela primeira vez na América do Sul graças ao Brasil, estou entusiasmado para trabalhar junto com todas as cidades para fazer desta uma experiência memorável, que tenha um impacto positivo e duradouro”, afirmou o presidente da Fifa.
As cidades de Belém, Manaus, Cuiabá e Natal ficaram de fora. A Copa Feminina de 2027 será disputada entre 24 de junho e 25 de julho, reunindo 32 seleções de todo o planeta. O jogo de abertura e a final serão no Maracanã, no Rio de Janeiro.
Os oito estádios selecionados para receber os jogos do Mundial Feminino são: Maracanã, Arena Fonte Nova, Neo Química Arena, Mineirão, Estádio Nacional, Arena Castelão, Estádio Beira-Rio e Arena Pernambuco. Todos já receberam partidas da Copa do Mundo de 2014.
A partir de agora, as cidades escolhidas organizarão eventos para celebrar a seleção, como a iluminação de monumentos e pontos turísticos, coletivas de imprensa, ações nas redes sociais, celebrações nos estádios, entre outras iniciativas de grande simbolismo para o esporte.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se às outras quatro vencedoras do torneio: Estados Unidos, Alemanha, Noruega e Japão.
FONTE: TV CULTURA – UOL