Festival Alumiô leva arte e música a São Mateus em 2025

Espetáculos de teatro, oficinas, batalhas de MC's e muito mais na programação da 4ª edição do Festival Alumiô - Na foto, Marcelo Oliveira, ator de São Mateus, em apresentação na edição de 2024 do espetáculo - Crédito: Wilker Lauriano

O Festival Alumiô chega à sua quarta edição reafirmando o compromisso de democratizar o acesso à arte e fortalecer a cena cultural de São Mateus e região. Em 2025, o evento será dividido em duas etapas: a primeira com oficinas de teatro para estudantes, entre os dias 24 e 27 de novembro (segunda a quinta-feira); e em seguida, apresentações teatrais, de música e batalha de MC’s, acontecem no dia 29 de novembro (sábado). Com entrada gratuita e livre para todos os públicos, o Alumiô reúne artistas independentes em um espaço público de celebração e troca.

A programação deste ano conta com dois espetáculos teatrais, uma apresentação infantil, uma contação de história, um monólogo, uma apresentação musical e a tradicional Batalha de MC’s do Alumiô, que se tornou um dos pontos altos do evento. Antes das apresentações, o evento irá oferecer para estudantes da Escola Estadual Wallace Castelo Dutra, as Oficinas de Introdução à Atuação, Teatro e Movimento, ministradas por Marcelo Cruz, promovendo formação artística e integração entre artistas e comunidade.

Criado em 2022, o Festival Alumiô nasceu da inquietação de Amanda Queiroz, Ian de Oliveira e Luiza Molullo, que decidiram reagir à escassez de eventos culturais acessíveis no período pós-pandemia. Desde então, o festival vem movimentando o bairro de Guriri, em São Mateus (ES) com uma proposta diversa, inclusiva e comunitária, reunindo teatro, música, dança e batalhas de rap em um ambiente aberto e gratuito.

Além de difundir arte, o Alumiô também tem papel importante no resgate da tradição teatral de São Mateus, cidade que já foi palco do histórico Fenate (Festival Nacional de Teatro). O evento também fortalece a economia criativa local, movimentando comerciantes, ambulantes e artistas da região, e estimulando a ocupação positiva dos espaços públicos.

Para 2025, o festival abre convocatória para artistas locais e regionais, ampliando a diversidade da programação e o protagonismo de quem faz cultura fora dos grandes centros. A curadoria é assinada pelos idealizadores Amanda Queiroz, Luiza Molullo e Ian de Oliveira, que buscam valorizar expressões artísticas diversas e fortalecer o diálogo entre criadores e público.

Nas edições anteriores, o Alumiô já recebeu artistas como Marcelo Oliveira, Tutu Sants, Laís Jardim, Marcelo Cruz, Luna Evelyn, Ellen Zouain, além de grupos de rap como Batalha da Ilha (Guriri) e Batalha do Rodo (Vila Nova), e bandas independentes como Suruaca, Bagulho Doido, Deveras Masterpug e Trio Rocha o Nó.

Mais do que um festival, o Alumiô é um movimento coletivo de artistas e público pela valorização da cultura popular e pela construção de um território onde a arte é direito de todos.

Serviço

Festival Alumiô 2025

Data: 29 de novembro de 2025 (sábado)

Horário: 16h 

Entrada: gratuita

Local: Praça Vinicius Cavaleiro Mileri

Endereço: Av. Esbertalina Barbosa Damiani, 996 – Guriri – São Mateus/ES
Classificação: livre