
O “morango do amor” pode ter viralizado recentemente nas redes sociais, mas a fruta já é uma paixão antiga dos capixabas — especialmente em Pedra Azul, onde o morango é símbolo da gastronomia local e estrela principal da Festa do Morango, que celebra sua 35ª edição neste fim de semana, de 1 a 3 de agosto, no Centro de Eventos Morangão.
A programação reúne tortas gigantes, pratos típicos, feira de artesanato, atrações culturais e shows com artistas regionais. E, claro, o famoso “morango do amor” — morango envolto em brigadeiro e coberto com calda crocante — não ficará de fora. O doce, que virou febre nas redes, se une às tradicionais tortas de morango de 500 quilos, um dos grandes atrativos da festa.
A tradição das tortas gigantes começou em 2009, e desde 2016, duas versões de 500 quilos são preparadas todos os anos, além de outras receitas com morangos frescos. Para dar conta da produção, quase quatro toneladas da fruta são utilizadas e mais de 600 voluntários participam da organização.

Com público estimado em 30 mil pessoas, a Festa do Morango tem caráter beneficente. Toda a renda obtida com bilheteria e vendas é revertida para projetos sociais da região, por meio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, organizadora do evento.