
Depois de passarem 2025 imersos no Jubileu da Igreja Católica e na mensagem de esperança junto à Virgem Maria, os devotos de Nossa Senhora da Penha terão uma nova missão em 2026. Agora, a Festa da Penha convida os devotos a serem missionários na construção da paz. “Fazei de nós instrumentos da paz” é o tema da terceira maior festa mariana do Brasil.
O evento acontecerá entre os dias 5 e 13 de abril do próximo ano, quando se completam 800 anos da morte de São Francisco de Assis. Sua espiritualidade é inseparável da oração pela paz, elemento muito presente na devoção popular. Os frades franciscanos, da Ordem dos Frades Menores da Província da Imaculada Conceição, são responsáveis pelo Convento da Penha, seguindo o Evangelho “segundo a forma observada e proposta por São Francisco”.

A escolha do tema – anunciado nesta sexta-feira (15) no auditório da Fecomércio, em Vitória – também tem raízes profundas na tradição e na história do Santuário, localizado na Prainha, em Vila Velha. A Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Penha, é venerada como “Mãe da Paz”. Essa associação remonta a um episódio representativo de 1640, conhecido como o “milagre da visão dos holandeses”. De acordo com os relatos, a intercessão mariana teria tornado o Convento uma fortaleza aparentemente impenetrável aos olhos dos invasores, levando-os a recuar. Essa narrativa transforma o Convento não apenas em um local físico de devoção, mas em um verdadeiro “Castelo da Paz” simbólico, edificado não por pedras, e sim pela ação e pelo coração de quem busca a paz.
O tema também dialoga com o presente. A Festa da Penha de 2025 foi marcada pela emoção diante da partida do Papa Francisco. Em meio à saudade e à gratidão, os fiéis se colocaram em oração e em expectativa diante do novo pontificado concedido por Deus. O Papa Leão XIV, ao assumir, saudou a multidão reunida na Sacada do Vaticano com as palavras: “A paz esteja com todos vocês!”.
“Essa saudação, de profundo significado pascal, marcou os primeiros momentos de seu pontificado. A Festa da Penha de 2026 ocorrerá nesse contexto. Expressões em favor da paz têm sido constantes em suas homilias e pronunciamentos. Reforçar esse tema, portanto, é fazer eco à saudação pascal do Cristo Ressuscitado, bem como ao clamor por paz de Francisco e Leão”, como explica o Guardião e Reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea.
Num mundo ainda marcado por conflitos, guerras, violência nas cidades e nas famílias, o tema da paz se mostra especialmente atual e urgente. Não se pode ignorar, ainda, o crescimento da violência em escala global, o que interpela a todos como cristãos.
“Nesse contexto, propõe-se que a Festa da Penha de 2026 tenha como eixo central o apelo à paz. O tema sugere um modo de viver ativo e comprometido, despertando nos romeiros e devotos o desejo de, nas mãos do Senhor e contando com a intercessão da Virgem Maria, colaborar de forma pessoal na construção da paz. Esse dom não se resume à ausência de conflitos ou à serenidade passiva: é uma graça concedida pelo Senhor Ressuscitado, fonte da verdadeira alegria para a Mãe das Alegrias”, acrescenta o Frei.
“Celebrar a Festa da Penha no ano em que recordamos os 800 anos de morte de São Francisco de Assis, é assumir, como Igreja, a missão de sermos semeadores da paz. Inspirados pelo exemplo de Francisco e guiados pelo olhar materno da Virgem da Penha, convidamos cada fiel a transformar oração em compromisso concreto, promovendo reconciliação, diálogo e esperança em nossa sociedade. Que a paz comece em nossos lares, em nossas comunidades eclesiais e se irradie para todas as cidades, todo o Espírito Santo, para nosso país e para o mundo inteiro. Que todos se reconheçam como discípulos missionários de Jesus Cristo, instrumentos e construtores da Paz!”, completa Dom Andherson Franklin Lustoza, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Vitória.
Como em edições passadas, a programação incluirá missas, romarias, shows, momentos de oração e manifestações culturais. Durante nove dias de celebração, milhares de fiéis se reunirão, unidos pela fé e pelo compromisso com a paz. Neste ano, 2,7 milhões de pessoas participam dos festejos.

Turismo
O lançamento do tema aconteceu mais cedo este ano. O auditório da Fecomércio recebeu autoridades, players do trade turístico e a imprensa para acompanhar as novidades da Festa. O objetivo é que agentes de turismo religioso consigam se antecipar na atração de turistas para abril de 2026 no Espírito Santo.
“É uma honra para o Sistema Fecomércio – Sesc e Senac – sediar o lançamento do tema da Festa da Penha, um dos maiores símbolos de fé e tradição do Espírito Santo. Nosso compromisso estratégico com o desenvolvimento do turismo se fortalece ao apoiar incondicionalmente um evento que preserva a cultura, projeta o Estado no cenário nacional do turismo religioso e gera renda”, diz o presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac – Idalberto Moro.
Assessoria de imprensa Festa da Penha 2025
LR Comunicação
Lucas Rezende (direção): 27 992254994
Lucas Valadão (atendimento – jornalismo): 27 99798-0060