Famílias de Vila Esperança mantêm acampamento em frente ao Palácio Anchieta

Grupo segue no local neste domingo (21) enquanto advogado prepara recurso para tentar reverter decisão de retirada.

Mesmo após a Justiça determinar a retirada do acampamento instalado em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, moradores de Vila Esperança, em Vila Velha, permanecem neste domingo (21) com as barracas montadas nas proximidades da sede do governo estadual.

A decisão de manutenção de posse em favor do Estado foi expedida na sexta-feira (19) pelo juiz Carlos Magno Moulin Lima, que determinou o cumprimento imediato da medida no sábado (20), com possibilidade de apoio policial, se necessário.

Na tarde deste domingo, o grupo seguia no local. As famílias iniciaram o acampamento no dia 31, após a reintegração de posse da área onde, desde 2017, funcionavam as ocupações Vila Esperança e Conquista, em um terreno de quase 295 mil metros quadrados na Grande Terra Vermelha.

A área, alvo de disputa judicial desde 2019, teve as casas demolidas no dia 10 de setembro. No sábado (20), a líder comunitária Adriana Paranhos, conhecida como Baiana, afirmou que o prazo para saída das famílias pode chegar a 15 dias, enquanto o advogado do grupo prepara um recurso para tentar garantir a permanência dos ocupantes.