Faixa preta de jiu-jitsu ensina autodefesa após mulher levar 61 socos

Após agressão em elevador, o casal Kyra Gracie e Malvino Salvador fizeram um vídeo ensinando algumas técnicas para se defender

- Kyra Gracie e Malvino Salvador destacaram a importância da autodefesa. Foto: Reprodução/Instagram

A atleta faixa-preta e campeã de jiu-jitsu Kyra Gracie e o ator Malvino Salvador gravaram um vídeo ensinando como mulheres podem se defender em um local fechado em caso de uma agressão. A gravação foi motivada após um ex-jogador de basquete agredir a namorada com 61 socos em Natal (RN).

No vídeo, o casal ensina algumas técnicas de autodefesa que podem ajudar em caso de violência. Na encenação, ela é derrubada ao chão e orienta que, nessa posição, o ideal é usar as pernas para manter o agressor distante. Ela destaca que os golpes devem ser direcionados ao rosto e ao joelho, sempre com foco em criar uma chance de fuga.

“Quando eu caio no chão, eu preciso usar as pernas para me defender. Não posso ficar vulnerável. Tenho que chutar tanto a perna quanto o rosto”, orienta, enquanto demonstra os movimentos.

Em outro momento, Kyra demonstra como agir se o ataque ocorrer com ambos em pé. “Eu encurtei a distância, dei um chute bem forte e fui para as costas. Grudo minha cabeça para não receber os golpes e aproveito o momento para fugir”, diz.

Violência física

Após a encenação, o casal explicou o motivo do vídeo. O ator definiu o caso como uma brutalidade. “Um cara que sabia provavelmente técnicas de luta, um cara muito forte, com uma menina completamente indefesa”, destacou.

Além disso, ele também lembrou que a violência física não é o único tipo de agressão que uma mulher pode sofrer em um relacionamento. “O cara começou a ser violento com você nas atitudes, agressivo, sacudir, te humilhar, isso é agressão.”

Kyra ainda destacou a importância de sair de um relacionamento abusivo. “Pegar forte no braço, te humilhar… se você está num relacionamento como esse, saia agora porque esse relacionamento pode te levar a uma consequência como esse vídeo que acabou de viralizar”.

O caso

Uma mulher foi agredida dentro de um elevador no último sábado (26), no bairro Ponta Negra, Zona Sul de Natal, no Rio Grande do Norte. As câmeras de segurança do local registraram o momento em que um homem com porte atlético desfere diversos socos contra o rosto da vítima, que seria sua namorada. A mulher teve o rosto coberto de sangue após a sequência de agressões.

Ela foi socorrida e levada ao hospital, onde exames confirmaram fraturas no rosto e no maxilar. A família criou uma vaquinha online para custear as despesas médicas e de recuperação porque a jovem está impossibilitada de trabalhar. Ela deve passar por uma cirurgia de reconstrução facial ainda nesta semana.

FONTE: ES 360