Fábrica capixaba de rações adota robô para aumentar capacidade produtiva

Investimento de R$ 3 milhões em automação deve elevar a produção em 30% na unidade de Baixo Guandu.

Uma fábrica de rações do Espírito Santo está investindo em automação para ampliar a capacidade de produção. Com aporte de R$ 3 milhões, a unidade da Nater Coop, localizada em Baixo Guandu, no Noroeste do Estado, vai colocar em funcionamento, na segunda quinzena de fevereiro, um sistema de paletização totalmente automatizado tecnologia inédita no setor no ES.

A modernização inclui uma célula robótica equipada com braço mecânico, responsável por empilhar e organizar as sacas de ração de forma contínua e padronizada. Com a automação, a expectativa é de um aumento de 30% na produção, além de ganhos em eficiência logística e redução de falhas operacionais.

Segundo a cooperativa, o investimento também contribui para melhorar as condições de trabalho dos colaboradores, reduzindo o esforço físico nas etapas de carregamento, além de garantir maior controle de qualidade e diminuição de perdas.

A iniciativa faz parte do plano de expansão e inovação da Nater Coop, que busca acompanhar o crescimento do agronegócio capixaba e atender à demanda de produtores rurais e cooperados em diferentes cadeias produtivas, como bovinocultura, avicultura e suinocultura.