Expectativa de queda no preço da carne após tarifaço de Trump não se confirma em Colatina

Açougues mantêm valores estáveis; setor prevê aumento no fim do ano devido à entressafra e festas natalinas.

A imposição de tarifas pelo então presidente norte-americano Donald Trump sobre produtos brasileiros gerou, inicialmente, a expectativa de que a carne bovina pudesse ficar mais barata. No entanto, em Colatina, o que se observa é que os preços permanecem praticamente inalterados, com apenas oscilações pontuais nos açougues da cidade.

Para os próximos meses, a previsão do setor é de aumento nos valores, impulsionado pela entressafra e pelo crescimento da demanda nas festas de fim de ano.

O comerciante João Batista Pereira, afirmou que os preços não diminuíram em seu estabelecimento, tanto nas carnes de primeira quanto nas de segunda.

Segundo ele, os valores tendem a subir no período das festas de fim de ano, mas depois retornam à média habitual. Ainda assim, alguns cortes estão sendo vendidos atualmente por preços mais acessíveis.

Apesar das expectativas criadas, é cedo para projetar o mercado até o fim de 2025. Pelo cenário atual, especialistas avaliam que não haverá redução significativa nos preços dos cortes bovinos. O importante é continuar pesquisando e aproveitando promoções pontuais nos estabelecimentos.

FONTE: ES FALA