
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, tem ampliado sua influência política no Espírito Santo e se consolidado como um dos principais apoiadores da pré-candidatura de Ricardo Ferraço (MDB) ao Governo do Estado. Agora, apresenta-se como destaque para o Senado da República.
Líder de perfil de centro-direita, Sampaio tem recebido apoio de setores conservadores, grupos religiosos e categorias ligadas às forças policiais, área em que iniciou sua trajetória.
[Movimentos sociais e políticos também passaram a defendê-lo como possível pré-candidato ao Senado, em aliança com o governador Renato Casagrande (PSB), que buscará a reeleição.
A entrada de seu nome na disputa majoritária pode alterar os cálculos eleitorais de outros nomes já tradicionais no Estado, como a ex-senadora Rose de Freitas (MDB) e o ex-governador Paulo Hartung (PSD), cujas possíveis candidaturas ao Senado são especuladas nos bastidores.
Caso confirme a pré-candidatura, Euclério Sampaio levará à disputa a experiência de quatro mandatos como deputado estadual e dois como prefeito de Cariacica.
Sua presença é considerada estratégica dentro do tabuleiro político, tanto por agregar apoio partidários e de segmentos sociais quanto por ampliar as opções de composição para os eleitores capixabas.
Em tempo: com a posição firmada de Euclério Sampaio, sobrou para o ex-governador Paulo Hartung PSD) dissimular e manipular apenas as cabeças do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (vai se filiar em breve a um partido) e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos) contra o projeto de Ricardo Ferraço.