
Pela primeira vez no Espírito Santo, o Estúdio Escola de Animação abre inscrições para sua formação gratuita em animação, voltada para jovens de 16 a 24 anos, residentes nos municípios da Grande Vitória, que gostam de desenhar e desejam desenvolver habilidades técnicas e criativas para o mercado da animação.
Após anos de escuta ativa e planejamento, o Estúdio Escola realiza sua primeira edição fora do Rio de Janeiro, ampliando seu impacto positivo e compromisso com a formação profissional de novos talentos. A expansão para a Grande Vitória responde a uma demanda recorrente de pessoas interessadas no universo da animação e às movimentações do setor criativo, e se concretiza graças ao patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC).
A formação é completamente gratuita e ainda oferece lanche e transporte nos dias das aulas. As inscrições podem ser feitas entre 2 e 15 de junho pelo site https://estudioescola.com.br, onde também está disponível o regulamento completo.
Com metodologia estruturada a partir da simulação de um estúdio profissional, o curso promove uma experiência imersiva, na qual os alunos aprendem na prática enquanto desenvolvem coletivamente um curta-metragem autoral, utilizando o software Toon Boom, referência mundial na área.
Ao longo de seis meses, os estudantes vivenciam todas as etapas da produção — do roteiro à finalização —, aprimorando suas técnicas de desenho, explorando ferramentas tecnológicas avançadas, ampliando seu repertório artístico e desenvolvendo habilidades socioemocionais essenciais para o trabalho em equipe e para o mercado de trabalho. Ao final da jornada, esses jovens se conectam a uma rede de ex-alunos e profissionais da animação, consolidando vínculos e ampliando suas oportunidades no setor criativo.
Para Zé Brandão, diretor criativo do Estúdio Escola de Animação e sócio-diretor do Copa Studio — um dos correalizadores da iniciativa, ao lado da Baluarte e da Atrom Produções — o projeto é um investimento direto no potencial criativo do país:
“O segmento de animação tem crescido muito no Brasil, e isso é fruto do investimento em novos talentos. Um curso como o Estúdio Escola fomenta o surgimento desses profissionais e sua inserção no mercado de trabalho. Estamos muito felizes em iniciar essa nova etapa no Espírito Santo, onde certamente encontraremos novos talentos da animação”, destaca.
A chegada do projeto ao estado também celebra o fortalecimento do setor de animação capixaba, que vem conquistando reconhecimento internacional. Recentemente, a série Irmão do Jorel — criada pelo capixaba Juliano Enrico — venceu o Prêmio Quirino de Melhor Série Ibero-Americana de Animação. Em 2024, Acorda, Carlo!, também de Juliano, foi indicada ao Emmy Internacional.
“Trazer esse conhecimento para o Espírito Santo e proporcionar que mais capixabas possam trabalhar com criatividade na indústria do entretenimento é a multiplicação de um sonho, que começou há 10 anos, com a estreia do Irmão do Jorel na TV, e uma retribuição para essas pessoas e lugares que tanto nos deram inspiração”, afirma Federico Nicolai, coordenador da Atrom Produções e supervisor criativo das duas séries.
“Essa expansão é fruto de um compromisso de longo prazo com a inclusão produtiva e a valorização da criatividade dos jovens brasileiros. O Espírito Santo passa agora a integrar essa trajetória, que já revelou centenas de talentos. A chegada à Grande Vitória só foi possível graças à parceria da EDP e ao reconhecimento da importância da cultura como vetor de desenvolvimento”, afirma Paula Sued, sócia-diretora da Baluarte.
Com 13 anos de atuação no Rio de Janeiro, o Estúdio Escola se consolidou como referência na qualificação de jovens para o setor audiovisual. São mais de 480 jovens capacitados — 40% deles já inseridos no mercado de trabalho —, 47 curtas-metragens produzidos, participação em 71 festivais nacionais e internacionais e o reconhecimento do 1º Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, por sua contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Decente e Crescimento Econômico).
1ª Edição do Estúdio Escola de Animação em Vitória
- Curso profissionalizante gratuito de animação
- Público-alvo: jovens de 16 a 24 anos que saibam desenhar e residam em Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Vitória, Vila Velha ou Viana
- Inscrições: de 02 a 15 de junho de 2025
- Site: https://estudioescola.com.br
- Vagas: 30
- Duração: seis meses (com lanche e transporte nos dias das aulas)
- Realização no ES: Baluarte, Copa Studio e Atrom Produções
- Patrocínio: EDP, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC)
- Parceria institucional: Toon Boom Animation
- Apoio: Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA)