
Um estudante do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Experimental de Vitória (Ufes), Lucas Torres Costa, desenvolveu uma calculadora virtual ampliada, chamada “Calculadora DV”, para facilitar seus estudos em matemática. Lucas possui deficiência sensorial (baixa visão) e criou a ferramenta usando seus conhecimentos em programação e Inteligência Artificial (IA).
Tecnologias Utilizadas
- React Native com Expo
- GitHub
- VS Code
- ChatGPT (para aprimorar ideias e buscar soluções)
A “Calculadora DV” é um exemplo de como a educação inclusiva e a tecnologia podem transformar a realidade escolar. A diretora Luciana Castelo destacou o potencial do projeto para beneficiar outros estudantes com deficiência visual, promovendo acessibilidade, inovação e igualdade de oportunidades.
“A IA serviu como suporte, mas a inteligência humana sempre esteve no comando. O nome ‘Calculadora DV’ é a junção de ‘calculadora’ com a sigla de deficiência visual, área da educação especial na qual sou atendido.”
Reconhecimento
A iniciativa de Lucas é um exemplo poderoso de como a tecnologia pode ser usada para superar barreiras e garantir o acesso à educação e ao conhecimento. A escola e a comunidade estão orgulhosas do estudante e de sua conquista.