Estátua de Mauricio de Oliveira é homenagem eterna ao violonista capixaba

Marco cultural na orla de Camburi celebra o legado do compositor que eternizou a identidade musical do Espírito Santo

- A estátua em homenagem ao violonista capixaba Maurício de Oliveira foi inaugurada em 2016. Foto: Fernando Poletti

Por Ludmila Azevedo

A Estátua de Mauricio de Oliveira, instalada na orla de Camburi, foi criada para homenagear um dos maiores compositores do Espírito Santo. A obra, inaugurada em 2016, celebra o músico que deixou uma marca profunda na cultura capixaba como um grande violonista. A escultura, obra de Fernando Poletti, está posicionada à beira-mar, convidando moradores e turistas a conhecerem mais sobre o artista e sua importância para o estado.

Estátua de Mauricio de Oliveira é homenagem eterna ao violonista capixaba
Maurício de Oliveira foi um dos maiores violonistas do País e um ícone cultural do Espírito Santo. Foto: Divulgação

Maurício era filho de pescador e, já em meio à infância na região da Praia do Suá, começou a aprender a tocar violão com seu irmão mais velho. Ele acabou dedicando sua vida à música e recebeu inúmeros prêmios, ficando em 2º lugar no Festival Internacional do Violão, em 1955, em Varsóvia, na Polônia. O violonista também foi reconhecido pela Fundação Cultural do Espírito Santo por sua contribuição ao desenvolvimento da música capixaba.

Maurício de Oliveira foi professor de violão e diretor da Escola de Música do Espírito Santo. Depois do falecimento do violonista, em 2009, a faculdade de música do estado passou a se chamar Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira”. 

Estátua de Mauricio de Oliveira é homenagem eterna ao violonista capixaba
O artista Fernando Poletti foi o responsável pela escultura. Foto: Divulgação

O local onde a estátua está instalada contribui ainda mais para a experiência: de frente para o mar de Camburi, o visitante pode apreciar a paisagem, caminhar pela orla e aproveitar o ambiente urbano revitalizado. 

Onde se hospedar

Ibis Vitória Praia de Camburi 

Pertinho da Praia de Camburi, o hotel tem suítes confortáveis e adaptadas para pessoas com deficiência, farto buffet de café da manhã, restaurante e serviço de quarto. 

Onde comer

Ilha do Caranguejo 

Especializado em gastronomia capixaba, o tradicional restaurante tem o caranguejo como carro-chefe, com pratos e petiscos variados. 


Jardim Food Park 

O centro gastronômico fica em Jardim Camburi e tem diversas opções, como saladas, lanches, frango frito e sobremesas. 

Como chegar

Pegue a Avenida Nossa Senhora da Penha e a ponte da passagem em direção ao bairro Jardim da Penha. Depois, siga pela Avenida Dante Michelini, na orla de Camburi, onde está localizada a estátua. 

FONTE: ES BRASIL