
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está elaborando um mapa que mostrará os municípios em pior situação de dengue no Espírito Santo. Também serão divulgadas as estratégias para cada um, de forma individual.
O anuncio foi feito pelo secretário estadual de saúde, Tyago Hoffmann. O estado está fazendo nesta segunda-feira (17) a 1º Reunião do Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC), instalado devido a necessidade de resposta rápida ao cenário epidemiológico das arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e Oropouche) no Espírito Santo.
“Iniciamos hoje os trabalhos do CICC das arboviroses. Neste momento as equipes técnicas estão reunidas, trabalhando no conjunto de estratégias que vamos utilizar no combate, principalmente, ao vetor, que é o mosquito Aedes. Temos muita preocupação com o aumento de casos de dengue nos municípios”, diz.
As equipes técnicas estão trabalhando sob a supervisão do Subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. Esses trabalhos, segundo Hoffmann, vão continuar ao longo da semana e perdurar enquanto o Estado entender que é fundamental o acompanhamento de perto sobre a situação das arboviroses no Espírito Santo.
Dengue
Atualmente, segundo o Painel de Monitoramento da Dengue (em tempo real), o estado tem 36.112 notificações da doença, 6.083 casos confirmados e 13 mortes em investigação. O município em pior situação é a Serra, com 1.694 casos confirmados.
Zika
De Zika são 168 casos prováveis (casos confirmados e em investigação) e nenhum confirmado no Espírito Santo entre as semanas epidemiológicas (SE) 01 (29/12/2024 a 04/01/2025) e 06 (02/02/2025 a 08/02/2025).
Chikungunya
De acordo com a Sesa, foram notificados 1.166 casos prováveis (confirmados e em investigação) de Chikungunya no Espírito Santo, sendo 501 casos confirmados entre as semanas epidemiológicas 01 e 06.
Oropouche
Entre as semanas epidemiológicas 01 e 06, o ES tem, acumulados, o total de 9.682 casos confirmados de Febre do Oropouche. Uma morte está confirmada em de Fundão e há outras três em investigação
Thais Rossi – ESHOJE