
“Toda história tem um recomeço.” Tendo esse mote como base, a Secretaria de Educação do Governo do Espírito Santo busca mobilizar, pela EJA (Educação de Jovens e Adultos), pessoas que não concluíram os estudos a retomarem suas trajetórias, por meio de apoio, dignidade e perspectivas reais de transformação. A campanha publicitária criada pela Ampla tem foco no impacto individual e coletivo da educação, propondo a reconstrução de sonhos interrompidos, trazendo personagens reais e uma abordagem próxima e inspiradora.
A comunicação criada pela agência conta com planejamento multicanal, incluindo presença em TV aberta, internet e rádio, além de peças digitais. Ela foi desenhada para impactar tanto o público em geral como o prioritário, formado por jovens de 18 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social.
“A estratégia considera dados atualizados de consumo de mídia e aposta em linguagem direta, emocional e conectada à realidade de quem já precisou interromper os estudos por motivos como trabalho precoce, maternidade ou falta de apoio familiar”, explica Marla Oliveira, diretora de Negócios da Ampla-ES.
Segundo ela, o destaque da ação fica para a “EJA Profissional”, modalidade que integra ensino médio e qualificação técnica, ampliando acesso ao mercado de trabalho em áreas como Instalações Elétricas, Combate a Endemias e Serviços de Eventos.
De acordo com a Secretaria de Educação, mais de 20 mil alunos estão hoje matriculados na EJA, no Espírito Santo — um número significativo, mas ainda distante do potencial de alcance do programa. “A campanha é, acima de tudo, convocação. Uma chance de dizer a milhares de capixabas que ainda dá tempo, pois recomeçar é possível.”
A EJA é oferecida em diversas escolas da rede pública estadual no período noturno e estrutura adaptada à rotina de quem trabalha. “A comunicação reforça o compromisso do Governo do Espírito Santo de fazer, cada vez mais, da educação direito universal e de construir de um futuro mais justo e inclusivo para todos os capixabas”, conclui Bruno Reis, diretor de Criação da Ampla-ES.
Clique aqui e assista ao filme.