Espírito Santo ganha seu primeiro resort e inaugura novo capítulo no turismo

Adesão do China Park Eco Resort à associação Resorts Brasil traz impacto histórico para o setor

Arvorismo no China Park Eco Resort -

O turismo capixaba viverá um momento histórico no dia 10 de dezembro de 2025, quando o China Park Eco Resort oficializará sua entrada na Associação Resorts Brasil, tornando-se o primeiro resort do Espírito Santo. A assinatura do termo de adesão acontece em cerimônia no Gabinete do Governador Renato Casagrande, no Palácio Anchieta, com a presença do presidente da Resorts Brasil, Thiago Borges Ferreira, além de autoridades do trade turístico.

A conquista representa um avanço expressivo não só para o China Park, em Domingos Martins, mas para o posicionamento do Espírito Santo no cenário nacional do turismo. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do estado (Sebrae/ES), instituição que acompanha a evolução do setor e apoia o desenvolvimento de negócios turísticos no estado, destaca a relevância do momento.

“Ter um resort no estado sempre esteve na pauta das discussões estratégicas para impulsionar o turismo capixaba. Esses empreendimentos podem ser grandes geradores de fluxo turístico, beneficiando outros elos importantes da cadeia produtiva, como agências de viagens, guias e transportes, fortalecendo a atividade econômica”, explica a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, Renata Vescovi.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, acrescenta que a presença de resorts contribui para o posicionamento do destino Espírito Santo no mercado, trazendo diversidade e qualidade. “Os destinos consolidados sempre contam com esse tipo de equipamento no seu portfólio de produtos, atraindo um outro tipo de turista que quer todo o lazer disponível no local da hospedagem. O China Park Eco Resort é, sem dúvidas, um marco importante para o turismo no estado, sinalizando que os empresários estão dispostos a investir na atividade do turismo”.

Processo rigoroso

A filiação do empreendimento à Resorts Brasil é resultado de um processo rigoroso. Segundo o proprietário, Valdeir Nunes, conhecido como China, o reconhecimento consolida uma nova fase para o complexo turístico.

“Desenvolvemos um novo projeto para o empreendimento, com iniciativas sustentáveis e um sólido complexo de lazer, além de atender a um rigoroso conjunto de normas e diretrizes para alcançar o reconhecimento como resort”, explicou China, que também atua como presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures).

Ele lembra que o primeiro contato com a Resorts Brasil foi no fim de maio e, a partir daí, teve início um processo que envolveu análise documental, verificações técnicas e uma auditoria in loco em todas as áreas do complexo. Finalmente, a resposta positiva chegou no dia 21 de outubro, com a confirmação oficial de que o China Park vai passar a integrar a entidade.

“Tivemos essa outra visão do China Park ainda em 2014, quando a FIFA aprovou nossa submissão como Centro de Treinamento para a Copa do Mundo, após um amplo processo de modernização. Desde então, a gente sempre tem investido em melhorias na estrutura. Temos obras previstas até 2026”, comentou o proprietário.

Com mais de 1 milhão de metros quadrados de área, o agora China Park Eco Resort reúne hospedagem, gastronomia, lazer, aventura, bem-estar e uma estrutura renovada sob conceitos de turismo sustentável e experiências integradas. A oficialização do resort junto à Resorts Brasil fortalece significativamente o posicionamento das Montanhas Capixabas no mapa turístico brasileiro e abre novas possibilidades de promoção, qualificação e atração de investidores para o Espírito Santo.