Especialista em bactérias diz o tempo ideal de lavar a garrafa de água

A coluna entrevistou o biomédico conhecido como Dr. Bactéria. O especialista explica como lavar a garrafa de água

- Westend61/Getty Images

Nas últimas semanas, os dados de uma pesquisa realizada pela plataforma especializada em testes Water Filter Guru viralizaram. A análise Testando garrafas de água: quão limpa é a água que você bebe? concluiu que entre os utensílios verificados, os de tampas com bico e os de tampas com rosca continham a maior quantidade de bactérias. “Com 30 milhões de UFCs [Unidades Formadoras de Colônias] cada”, escreveram no artigo.

De acordo com a pesquisa, quase 15% dos americanos limpam as garrafas de água apenas algumas vezes por mês. Diante dessa informação, a coluna Claudia Meireles conversou com o biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria. Ele tem especialização em microbiologia.

O biomédico ressalta que a garrafa de água deve ser lavada todos os dias. “Mesmo usando só água, esse objeto vira um prato cheio para bactérias, fungos e biofilme por causa da umidade, saliva e calor”, argumenta.

Dr. Bactéria orienta lavar a garrafa uma vez por dia quando usá-la diariamente. Nos casos de treino, calor intenso ou bebida diferente de água, o processo de higienização deve ser imediato após a utilização.

“Tampa, bico ou canudo precisam ser lavados todos os dias sem exceção”, recomenda o especialista.

Na pesquisa elaborada pela Water Filter Guru, uma das conclusões envolveu que uma garrafa de água com tampa de apertar continha 6 mil vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário. Entre os micro-organismos encontrados estão as gram-negativas, comumente associadas a infecções hospitalares; e as bacilos, que podem causar doenças.

FONTE: METROPÓLES