![](https://folhadoes.com/wp-content/uploads/2025/02/ARTE-DA-CAPA-DA-MATERIA-DO-SITE-1000-x-750-px-2025-02-12T112617.614.jpg)
Um vizinho da fábrica de fantasias de carnaval atingida por um incêndio em Ramos, na zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (12), contou que ouviu gritos de socorro e ajudou no resgate inicial. A fábrica de fantasias é uma das mais conhecidas pelas escolas de samba da capital carioca.
No total, os bombeiros retiraram 20 pessoas de dentro do galpão. Até a última atualização dos militares, pelo menos 12 pessoas se feriram e 9 estão em estado grave.
“Escutei os gritos de socorro e aí fui ver o que era, aí já vi a fumaça preta e eles quebrando os vidros, tentando sair. Aí peguei minha moto, corri no corpo de bombeiros e aí eles vieram com o carro pipa e um carro Samu”, detalhou o pedreiro Charles Ferreira, de 52 anos, que mora ao lado do local.
Ainda segundo ele, a Polícia Militar (PM) levou diversos feridos para o hospital mais próximo do local.
“Muita fumaça, tinha alguns queimados e outros não conseguiam respirar, né, porque inalaram muita fumaça”, continuou ele.
Cerca de quatro pessoas foram salvas do fogo ao se refugiarem na parte externa de uma das janelas nos fundos da fábrica. As vítimas foram resgatadas minutos antes de as chamas se alastrarem para o andar onde estavam.
Resgate das vítimas presas em janelas
Charles contou sobre a cena desesperadora das vítimas tentando se refugiarem em uma das janelas do local, devido à forte fumaça.
“Foi desesperador, porque eles quebravam os vidros, mas não conseguiam sair porque tinha muita grade. Sensação de desespero, né? Porque você vê as pessoas gritarem querendo sair, pedindo socorro e você não conseguir fazer nada”, finalizou ele.
O Corpo de Bombeiros informou que diversas equipes atuam no combate às chamas, além de grupamento aéreo. Os militares foram acionados às 7h39 para a ocorrência na Rua Roberto Silveira. Segundo o governo do Rio de Janeiro, mais de 30 viaturas e 90 bombeiros estão no local, incluindo especialistas em salvamento em altura.
A Polícia Militar também isola o entorno da fábrica para garantir a segurança da população. Moradores fizeram vídeos que mostram uma grande fumaça no local.
Escola de samba perdeu a produção que estava no local
Por meio de nota, a escola de samba Império Serrano confirmou que as chamas atingiram a fábrica da Maximus Confecções. A agremiação afirma que toda sua produção de fantasias para o carnaval de 2025 se encontra na fábrica.
“Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente. Quando tivermos mais informações sobre os danos ocorridos, informaremos.”
FONTE: ITATIAIA