ES tem taxa de crescimento de 124% em envios nacionais no 2º trimestre de 2025

A 2° edição do Mapa da Logística, realizado pela Loggi, traz dados e tendências da logística no país, e destaca o estado capixaba com o quarto maior crescimento no período

- freepik

O Espírito Santo teve uma taxa de crescimento de 124% no envio de pacotes no segundo trimestre de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior, que posiciona o estado com o quarto maior índice de crescimento no período no país. Esse levantamento faz parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.

Nas primeiras posições estão os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com aumentos de 275% e 175% na emissão de pacotes, respectivamente, seguidos por Goiás (167%) e Minas Gerais (45%).

Além disso, o Espírito Santo destacou-se como quinto principal estado com a maior quantidade de envios de pacotes, desde o pequeno negócio até grandes marcas. E como o sexto estado com maior quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs). De acordo com o levantamento, os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro — não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.

Entre os produtos mais comercializados no período na região Sudeste do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), cosméticos e perfumaria (2º), serviços financeiros (3º), alimentos (4º) e eletrônicos e informática (5º).

As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre. 

Mais informações e dados do Mapa da Logística podem ser acessados pelo link.