ES: edital do Centro de Resposta a Desastres será lançado em agosto

Com a nova estrutura, o Estado pode elevar sua capacidade de atuar frente aos desastres climáticos e no atendimento integrado dos cidadãos afetados por eles

Por Amanda Amaral

O edital para construção do Centro Especializado em Resposta a Desastres (CERD), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), tem previsão de ser lançado em agosto deste ano. A contratação vai acontecer na modalidade design and building, na qual a empresa vencedora fará o projeto e a obra.

Para isso, foi realizada audiência pública esta semana com a sociedade civil, especialistas e representantes de órgãos públicos com o objetivo de colher informações e esclarecer dúvidas a respeito da contratação da obra do CERD.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Inteligência de Defesa Civil, em Vitória. A construção do CERD faz parte do Programa Águas e Paisagem II. Para a contração da obras, serão utilizados recursos do Bando Mundial.

“O lançamento está previsto para agosto de 2025 e serão considerados aspectos relacionados à proposta técnica e à financeira. Também poderão ser valorizados elementos como introdução de inovações compatíveis com o escopo, estratégias para fortalecimento da mão de obra local e ações voltadas à promoção da inclusão social”, disse o coordenador da Unidade Gestora do Programa Águas e Paisagem II, Germano Felippe Wernersbach.

Será construído em uma área de 84.000 metros quadrados, na Serra, doada ao Estado pela Arcelor Mittal para este fim. Atua, por exemplo, em eventos tais como salvamento em alturas, enchentes e inundações, deslizamento de massa e desabamento estrutural.

Em situações de alerta da Defesa Civil e/ou durante grandes eventos e desastres, o CERD atua não apenas com sua capacidade de resposta especializada, mas também como estrutura de apoio à mobilização e gestão de recursos operacionais. Funciona como o braço do Centro de Inteligência de Defesa Civil (CIDEC) na fase de socorro, podendo atuar de forma preventiva e/ou reativa, conforme a complexidade e a evolução do cenário. 

FONTE: ES BRASIL