ES é destaque em websérie nacional sobre filantropia

A produção, que conta com apoio do Movimento Bem Maior, integra o programa Transformando Territórios, iniciativa do IDIS com a Charles Stewart Mott Foundation, que impulsiona a criação e o fortalecimento de FICs no Brasil,

- Créditos: IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social

Espírito Santo, 15 de agosto de 2025 – De quem é a responsabilidade de transformar os territórios? Com um convite para essa reflexão, o IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social lança, no próximo dia 19 de agosto, a websérie Transformando Territórios, que traz histórias reais de impacto, pertencimento e protagonismo comunitário promovidos por Fundações e Institutos Comunitários (FICs) em diversas regiões do Brasil.

O lançamento, que também contará com a exibição de um vídeo-manifesto do programa, será online, às 16h. Serão 14 vídeos cujo mote é a transformação em cada um dos territórios das organizações participantes, passando por Manaus, São Paulo, Maceió, Porto Alegre e diversas outras cidades e regiões metropolitanas.
 

No Espírito Santo, a Fundaes é um exemplo de organização, com atuação para fortalecimento do terceiro setor Capixaba por meio de capacitação, articulação e acesso a recursos, financiando iniciativas de impacto social. Para isso mobiliza doadores para o Fundo de Investimento Comunitário Capixaba.
 

“Acreditamos que a filantropia comunitária pode ser um importante vetor de transformação social no Brasil. Já bem disseminado no exterior, nós tivemos que “ajaboticabar” esse modelo para nossa realidade brasileira. E o lançamento da websérie é um grande marco para o programa Transformando Territórios e todas as organizações que o integram. Com todos esses vídeos, podemos enxergar a abrangência das atuações das fundações e institutos comunitários (FICs) brasileiros e toda essa diversidade em cada um dos territórios. Essa websérie foi construída colaborativamente com as FICs, o que contribuiu para que ele se tornasse ainda mais incrível”, comenta Paula Fabiani, CEO do IDIS.
 

A produção, que conta com apoio do Movimento Bem Maior, integra o programa Transformando Territórios, iniciativa do IDIS com a Charles Stewart Mott Foundation, que impulsiona a criação e o fortalecimento de FICs no Brasil, com o propósito de promover desenvolvimento local a partir de estratégias colaborativas, transparentes e conectadas às demandas reais da população.
 

Descritivo

A FUNDAES – Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo conecta entidades para unir e fortalecer o Terceiro Setor Capixaba há mais de 23 anos. E dialoga com empresas, poderes públicos e academia em favor das causas e desenvolvimento das entidades.
 

Fundações e Institutos Comunitários

As Fundações e Institutos Comunitários (FICs) são organizações da sociedade civil que atuam com foco em um território específico — como um bairro, cidade ou região — buscando soluções para os principais desafios locais. Diferente das OSCs tradicionais, sua causa central é o próprio território, por isso são multitemáticas e conectadas às prioridades da comunidade. São organizações perenes, geridas por membros da própria localidade, financiadas por diversas fontes e, em sua maioria, doadoras (grantmakers). Além de apoiar iniciativas locais, promovem o diálogo entre sociedade civil, doadores e poder público, fortalecendo o protagonismo comunitário e o desenvolvimento sustentável.