
Resumo:
O Espírito Santo iniciou a compra emergencial de 4,8 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicação por metanol. A medida, autorizada na sexta-feira (3), tem como objetivo reforçar o estoque da rede pública e garantir resposta rápida em possíveis casos.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, o medicamento será distribuído nas unidades de urgência e emergência do Estado. O novo lote se somará ao estoque do CIATox-ES, enquanto o Ministério da Saúde deve enviar mais remessas e outro processo de compra segue em andamento.
Até esta terça-feira (7), a Sesa registrou nove casos suspeitos de intoxicação por metanol — seis já descartados e três em monitoramento nos municípios de Serra, Vitória e Colatina. Não há confirmações.
A secretaria alerta que, em caso de sintomas como tontura, náusea, vômitos, visão embaçada ou falta de ar após o consumo de bebidas alcoólicas, é essencial procurar atendimento de urgência. O CIATox-ES oferece orientação gratuita 24 horas pelo número 0800 283 9904.