
Os números da imunização estão aumentando gradativamente no Espírito Santo. Um dia após a liberação da vacina da gripe para maiores de 6 meses, anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na última quinta-feira (15), 21.382 pessoas receberam a dose nesta sexta-feira.
Os dados são computados pelo sistema Vacina e Confia e corresponde à quantidade total de pessoas vacinadas. Do início da imunização, no dia 7 de abril, até o momento foram aplicados 486.990 doses em todo o estado.
A vacina é essencial para evitar o aumento no número de casos de síndromes gripais e a ampliação da faixa-etária foi uma estratégia para aumentar a eficácia da imunização.
Apenas 30% dos grupos prioritários tomou a vacina da gripe
Apesar do aumento no número de imunizados, ainda de acordo com o sistema, apenas 30.43% dos grupos de prioridade foram vacinados, o que equivale a 325.173 pessoas. O público alvo total é de 1.068.513 e a meta de cobertura é 90%.
Os dados correspondem à soma das pessoas que receberam a vacina dentro dos grupos prioritários, incluindo crianças (1ª Dose + Dose Única), gestantes e idosos com 60 anos ou mais (Dose Única).
Grupo de gestantes tem a maior cobertura vacinal
Entre os grupos de prioridade, o composto por gestantes é o que possui a maior porcentagem de pessoas vacinadas. Até o momento, são 37.71%.
Logo em seguida está o grupo de idosos (33.58%). Já o grupo de crianças obteve apenas 23.50% de cobertura vacinal.