
O presidente estadual do Republicanos, Erick Musso, é conhecido pela sua habilidade de articulação política, além de uma biográfia vitoriosa na vida pública, de vereador a presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Erick concedeu entrevista ao Portal da FOLHA DO ES e demonstrou confiança nas conversações de alianças em 2025 para obter resultados positivos em 2026 nas chapas proporcional e majoritária.
Sua missão: lutar para eleger o prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini, governador do Espírito Santo. Hoje, Erick ocupa a Secretaria de Governo do Prefeito.
Acompanhe a entrevista:
– Com quais partidos o senhor vem dialogando para formatar uma frente política vencedora em 2026?
Erick Musso – Estamos dialogando e se alinhando com o PL, PP, PODE, PSD e NOVO. Esperamos reunir esse grupo para o enfrentamento em 2026 com objetivo de melhor a vida dos capixabas. Uma política nova, diferente e transparente.
– O senhor pretende disputar uma vaga na proporcional ou na majoritária em 2026?
– Sempre fui soldado do partido. Coloco-me à disposição do partido e do grupo político para onde eu for útil, sempre com objetivo de buscar resultados significativos e positivos para a sociedade capixaba. Sou um soldado disciplinado.
– O govenrador Renato Casagrande tem na sua base 4 candidatos para disputar a sua sucessão: como romper as barreiras com máquina em movimento?
– Trabalhar, dialogar com os capixabas. É democrático pensar diferente, os adversários pensam diferente de nós e nós deles.
– Qual será o lema da campanha dos Republicanos e se a caminhada pode levar a uma ruptura mais aguda com o grupo do governador?
– Hoje nós já estamos em campos opostos. Temos relação institucional respeitando as pessoas, mas estão em campos políticos divergentes.
– O Governo de Casagrande está aprovado ou reprovado pela visão dos Republicanos?
– Os capixabas decidirão por um projeto diferente ou não. Mas falta muito tempo ainda ! Muita água pra rolar debaixo da ponte.
QUEM É ERICK MUSSO:

- Erick Cabral Musso, nasceu no dia 19 de fevereiro de 1987, em Vitória (ES), mas foi criado e sempre viveu na cidade de Aracruz (ES), onde começou a carreira política. Foi seguindo os passos do avô, Heraldo Barbosa Musso, prefeito da cidade por dois mandatos e deputado estadual por outros três, que Erick iniciou a vida pública. Ele trilhou o caminho da meritocracia: de servidor da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, reconhecido por suas qualidades técnicas e habilidades de gestão, a deputado estadual (eleito em 2014 e reeleito em 2018) e presidente do parlamento capixaba, já em seu segundo mandato consecutivo (biênios 2017/2019 e 2019/2021).
- Um pouco antes, Erick Musso foi eleito, em 2012, aos 25 anos, vereador de Aracruz. Consagrado vencedor nas urnas pelo povo, foi o candidato mais votado no município. Seu perfil agregador já rendeu, logo na sua estreia no parlamento, a escolha pelos seus pares vereadores, para presidir a Câmara Municipal. Em 2014, aos 29 anos, foi eleito com 14.638 votos para o primeiro mandato no legislativo estadual.
- Na presidência da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, com um orçamento menor em cerca de R$ 17 milhões, o deputado Erick Musso cortou gastos na ordem de R$ 6,7 milhões com contratos e despesas com diárias e viagens e, paralelamente, inaugurou novos serviços em benefício do povo capixaba, mostrando que é possível fazer mais com menos. Ele ainda reabriu o restaurante, criou o Procon Assembleia, a Procuradoria da Mulher, que dá assistência a vítimas de violência; instalou o Ales Digital, que virtualizou todo o processo legislativo da casa e deu mais transparência aos atos; implantou o Revisa Ales, que fez a revisão das leis antiquadas, simplificando ainda mais a legislação e criou o Espaço Ales Cidadã, que se tornou uma central de serviços à população, oferecendo a emissão de carteira de identidade, além da Delegacia do Consumidor, que funciona dentro da Assembleia.
- Nas Eleições 2018, foi reeleito deputado estadual pelo Republicanos Espírito Santo com 21.188 votos. Presidiu a ALES nos biênios 2017-2018 e 2019-2020.
- Foi candidato ao Senado em 2022.
- Em 2025, foi nomeado pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos-ES), secretário de Governo da capital capixaba.