O deputado estadual Marcelo Santos (União) foi eleito hoje, ontem, 3, por unanimidade, presidente da Assembleia do Espírito Santo. Aos 54 anos, na política desde 2003 como parlamentar estadual, em entrevista concedidda hoje, 4, ele revela o seu próximo passo político: conquistar uma cadeira de deputado federal em 2026.
Confira:
– O que esperar da nova mesa diretora, considerando que o senhor está na assembleia desde 2003 e acaba de ser reeleito? Pode se esperar uma gestão nova e ou de continuidade?
Marcelo Santos – Pode esperar uma gestão de continuidade, mas sempre buscando fazer mais e melhor. Minha reeleição e a formação da nova mesa diretora mostram que estamos no caminho certo, e isso nos dá ainda mais responsabilidade para seguir avançando. O compromisso é manter o diálogo, modernizar a Assembleia e garantir que o Legislativo continue sendo um espaço de transparência, eficiência e resultados para o Espírito Santo, sempre atuando com total independência mas em harmonia com os demais poderes e instituições
– O fato de ter sido reeleito por unanimidade significa um acordão com todos os interesses políticos e tem como cumpri-los?
Marcelo Santos – Unanimidade não é acordão, é reconhecimento de que estamos no caminho certo. Ter uma mesa diretora com representantes de todos os espectros políticos, do PT ao PL, mostra que aqui a gente respeita as diferenças e busca diálogo sempre. O compromisso é com uma gestão equilibrada, transparente e que realmente faça a diferença pro Espírito Santo.
– A reeleição do senhor teve de passar pela promessa de apoiar o vice-governador Ricardo Ferraço a governador em 2026 ou a promessa de apoiar foi um compromisso pessoal e do seu partido?
Marcelo Santos – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A declaração de apoio ao vice-governador Ricardo Ferraço foi por entendermos que ele tem capacidade e experiência para seguir contribuindo com o Espírito Santo, com um histórico de vereador, deputado estadual, presidente da Assembleia, vice-governador e senador da república. Minha reeleição na Assembleia foi resultado de um trabalho sério, de diálogo e de compromisso com o Legislativo e com a população capixaba, fazendo o maior número de entregas em 190 anos de história.
– Qual o planejamento sobre o futuro do senhor? Deputado federal ou uma indicação para o Tribunal de Contas para encerrar a carreira?
Marcelo Santos – O papo agora é federal! Quando iniciamos este mandato, fiz um planejamento estratégico com minha equipe, parceiros e apoiadores e traçamos nosso próximo alvo na Câmara dos Deputados. O foco é finalizar esse mandato de deputado estadual e presidente da Assembleia com qualidade e boas entregas para o Espírito Santo e depois, com a vontade de Deus e dos capixabas, chegar a Brasília como deputado federal, ampliando nossa atuação e levando ainda mais força para defender os interesses do Espírito Santo.
– Para finalizar, o que o povo capixaba pode esperar do Poder Legislativo sob a sua renovada gestão biênio 2025/2026 de comportamento singular?
Marcelo Santos – O povo capixaba pode esperar um Legislativo ainda mais forte, transparente e conectado com a sociedade. Vamos seguir com uma gestão de diálogo, equilíbrio e responsabilidade, garantindo que a Assembleia continue sendo um espaço de trabalho sério, que entrega resultados, que está perto de quem mais precisa e faz a diferença na vida das pessoas.
O papo agora é federal! Quando iniciamos este mandato, fiz um planejamento estratégico com minha equipe, parceiros e apoiadores e traçamos nosso próximo alvo na Câmara dos Deputados.
QUEM É MARCELO SANTOS
Cumprindo seu sexto mandato consecutivo como deputado estadual, Marcelo Santos (União/ES) na Assembleia Legislativa, ocupa o cargo de Presidente, reeleito, e tem como maior base eleitoral o município de Cariacica, onde nasceu, mora e foi vereador, na legislatura de 1997 a 2000. Mas tem forte presença em mais da metade das cidades capixabas. Graduado em Administração, Marcelo também já atuou na iniciativa privada e ocupou cargos públicos nas esferas municipal e federal.