
O cantor Milton Nascimento, 82, considerado um dos principais nomes da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2), na edição 229 da revista Piauí.
A demência por corpos de Lewy é a perda progressiva da função mental, caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy, um tipo de proteína, nas células nervosas. Na condição, essas proteínas se formam ao longo da camada mais externa do cérebro (córtex cerebral), responsável pelo pensamento, percepção, uso e compreensão da linguagem.
De acordo com o Manual MSD, referência médica da farmacêutica MSD, as pessoas com demência por corpos de Lewy variam entre estado de alerta e sonolência, podendo ter alucinações, dificuldade em desenhar e de se movimentar (de forma semelhante à doença de Parkinson).
Os sintomas da demência por corpos de Lewy são semelhantes aos da doença de Alzheimer, incluindo perda de memória, desorientação e problemas para pensar, compreender, se comunicar e controlar o comportamento.
No entanto, as alucinações podem ocorrer mais cedo do que no Alzheimer, de acordo com o Manual MSD. Geralmente, elas acontecem de forma visual, complexa e detalhada.
Além disso, assim como pacientes com Parkinson, as pessoas com demência por corpos de Lewy têm os músculos rígidos, se movem de forma lenta e pausada e podem ter dificuldade de equilíbrio. Também ocorre o desenvolvimento de tremores, mas, geralmente, o sintoma se desenvolve mais tarde e causa menos complicações do que na doença de Parkinson.
O diagnóstico é feito através da avaliação médica e de exames como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Para diferenciar a demência por corpos de Lewy do Parkinson, o médico se baseia em seus sintomas característicos.
O tratamento inclui os mesmos medicamentos usados para tratar o Alzheimer, com o objetivo de melhorar a função mental e diminuir os sintomas. Além disso, medidas de segurança e apoio são necessárias, como adaptar o ambiente em que o paciente vive para evitar acidentes e gerar maior sensação de segurança e estabilidade.
FONTE: CNN BRASIL