Diferentes regiões do Brasil devem enfrentar chuva intensa nesta terça-feira (4), com possibilidade de raios e ventos fortes. Os temporais são provocados por sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), que favorecem a instabilidade. No Espírito Santo, porém, o cenário é outro: o tempo segue firme, com sol predominante e temperaturas elevadas.
A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) indica sol e poucas nuvens ao longo do dia na maior parte do estado. Apenas algumas áreas das regiões Sul e Serrana podem registrar pancadas isoladas de chuva à tarde. As temperaturas seguem altas, com máxima de 34 °C na Grande Vitória, 37 °C no Sul e 36 °C no Norte do estado.
Na quarta-feira (5), a tendência se mantém, com predomínio de sol e calor, sem previsão de chuva para o Espírito Santo. As temperaturas apresentam uma leve redução, mas continuam elevadas. O vento sopra com moderada intensidade, principalmente no litoral sul. Para a Grande Vitória, os termômetros variam entre 25 °C e 34 °C.
Já na quinta-feira (6) e sexta-feira (7), o tempo segue firme, com sol entre algumas nuvens e sem previsão de chuva para o estado.
Tendência para fevereiro
O mês de fevereiro começa com calor intenso e pouca chuva no Espírito Santo, mas mudanças podem ocorrer nas próximas semanas. Segundo a Climatempo, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode trazer chuvas mais volumosas na segunda metade do mês.
Nos primeiros dias, a falta de precipitação será sentida não só no Espírito Santo, mas também no norte do Rio de Janeiro, no Vale do Rio Doce e no noroeste de Minas Gerais. Apesar do tempo seco, a influência do fenômeno La Niña na região Sudeste pode favorecer a chegada de frentes frias ao longo do mês.
Calor intenso sem ondas prolongadas
As temperaturas devem permanecer dentro da média para fevereiro, sem previsão de ondas de calor prolongadas. No entanto, o litoral do Sudeste pode enfrentar dias de calor intenso, afetando diretamente as cidades capixabas.
A previsão indica que o tempo seco predominará no início do mês, mas os capixabas devem ficar atentos às mudanças climáticas previstas para as próximas semanas.
FONTE: ES360