
Com a temporada de férias escolares, os pais devem redobrar a atenção com as brincadeiras das crianças, principalmente se o tempo estiver frio ou chuvoso e os pequenos decidirem brincar dentro de casa. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, reforça algumas medidas preventivas para evitar o risco de acidentes com choques elétricos.
Como as crianças são curiosas, o maior alerta é para a proteção das tomadas. A recomendação é que sejam colocadas tampas nos dispositivos que não estão sendo utilizados, com um protetor plástico comum, à venda em qualquer loja elétrica ou supermercado. E, em alguns casos, as tomadas também podem ser ocultadas com os próprios móveis do ambiente.
O gestor da EDP, Bruno Mendonça, explica que o uso diário de alguns aparelhos eletrônicos demanda cuidados redobrados. “Os pais devem ficar atentos a celulares, tablets e videogames que nunca devem ser utilizados durante o carregamento, pois podem representar um risco de choque e superaquecimento. Pequenas ações de prevenção no dia a dia podem fazer toda a diferença para evitar acidentes”.
Outro alerta importante é para os pais orientarem seus filhos a não brincar com aparelhos que estão dando choque. A criança pode achar engraçado levar choque de baixa intensidade, que ocorre por defeitos internos nos aparelhos, o que acaba se tornando muito perigoso e pode ser fatal, dependendo do percurso da corrente elétrica pelo corpo e da situação, se a criança estiver em contato com a água ou os pés e as mãos molhadas, por exemplo.
Já na hora de ligar equipamentos eletrônicos, a EDP orienta que o consumidor evite ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada usando o benjamin (também conhecido como ‘T’), pois tal procedimento pode causar sobrecarga e causar um curto-circuito, colocando a segurança de toda a família em risco.
Além disso, todos os equipamentos elétricos devem ser ligados e desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio.
Confira algumas dicas de segurança:
Utilize protetores de tomada em ambientes acessíveis às crianças;
Desligue os equipamentos sempre pelo plugue, nunca puxando o fio;
Evite o uso de benjamins ou “Ts”; prefira réguas de tomada com proteção;
Mantenha as mãos secas ao manusear aparelhos elétricos e evite utilizá-los próximos à água;
Não permita que crianças usem celulares, tablets ou videogames enquanto estão carregando;
Substitua imediatamente fios soltos, danificados ou desencapados.