
Que tal uma noite de duo de piano por territórios sonoros dos sintetizadores, do live sampling e da percussão? O Duolab dos pianistas Fabiano Araújo e Patrícia de Souza compõe a nova atração musical do Som na Sexta. O recital aberto e gratuito será realizado no dia 1º de agosto, às 18h, na sede do Instituto Marlin Azul, localizada à Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, em Jardim da Penha (Vitória-ES), próximo à rua da Lama.
Com duração de 60 minutos, o Duolab partirá de recriações de composições de Antônio Carlos Jobim, Egberto Gismonti, Antônio Pinho Vargas e Lyle Mays, além de composições próprias, para oferecer ao público uma experiência rica em ambientação, texturas, orquestração e virtuosismos da Música Instrumental Brasileira e Mundial.
Fabiano Araújo é doutor em Música e Musicologia pela Universidade Paris-Sorbonne, professor de Harmonia e Musicologia Transcultural na Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na pós-graduação em Interartes e Novas Mídias da Ufes e em Processos Criativos em Música na UniRio. Natural de Vitória, Fabiano gravou os álbuns: “O Aleph” (2006), com músicas autorais escritas para sexteto; “Calendário do Som – 9 dias” (2009), com música de Hermeto Pascoal; “Rheomusi” (2011), em trio com o contrabaixista norueguês Arild Andersen e com o saudoso percussionista brasileiro Naná Vasconcelos; “Baobab Trio (2012) e “Ladeira” (2019). Seu último álbum, “Mar que Arrebenta”, gravado em 2023, conta com a participação do saxofonista e flautista brasileiro Mauro Senise.
Patrícia de Souza, natural de Vitória, é mestre em Música pela Universidade Paris-Sorbonne, bacharela em piano erudito pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Atuou como professora de Teclas, História da Música e Música e Cultura na Universidade Federal do Espírito Santo. Já se apresentou como solista sob a regência do maestro João Carlos Martins, realizou a turnê “Concerto de Bach”, com a Camerata Sesi, e participou do Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins. Patrícia de Souza e Fabiano Araújo atuam no campo da pesquisa artística e musicológica, com ênfase nas fusões das culturas, técnicas e estilos musicais, possuem artigos acadêmicos publicados em diferentes partes do mundo e participações em congressos nacionais e internacionais.

O que é o Som na Sexta
O projeto Som na Sexta – IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira do mês. A cada edição, um ou mais artistas são convidados para apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais.
O objetivo é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas. Os encontros são gratuitos e abertos ao público em geral. O projeto de extensão tem coordenação das professoras Stela Maris Sanmartin e Mirna Azevedo Costa. A curadoria é do professor e violoncelista Daniel Enache.
Lançado em março de 2024, o projeto Som na Sexta – IMA Musical recebeu intérpretes como os pianistas Gabriel Guerra, Cláudio Thompson, Adriel Natan, Beatriz Rocha, Regina Lengruber, Tayná Lorenção, Mirna Azevedo Costa e Fabrício Moreira; os cantores líricos Carlos Kelert, Luana Shaeffer e Lucimara Viana; o violoncelista Daniel Enache; os violinistas Karen Silva e Ismahel Carvalho e os violonistas Felipe Pessin Manzoli e Victor Polo, o alaudista José Eduardo Costa Silva, além de um grupo de intérpretes do Piano Performance (Adriel Natan, Ana Beatriz Melo, Beatriz Rocha, Regina Lengruber e Mirna Azevedo)
Os recitais contemplaram obras de artistas como Terezinha Dora Abreu de Carvalho, Lycia De Biase Bidart, Heitor Villa-Lobos, Osvaldo Lacerda, Aylton Escobar, Johann Sebastian Bach, Johannes Brahms, Wolfgang Amadeus Mozart, Claude Debussy, Claúdio Thompson, Alceu Camargo, Eduardo Buback, Felipe Pessin Manzoli, Victor Polo, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Chico Buarque, entre outros compositores.
Saiba mais sobre o Instituto Marlin Azul
O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 26 anos de atividades, a instituição vem desenvolvendo, a partir de ações de formação, produção, difusão e inclusão audiovisuais, diversos projetos culturais, ambientais, de preservação e valorização da memória e das tradições populares, voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. A entidade desenvolve os projetos Revelando os Brasis, Projeto Animação, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Griôs de Goiabeiras e Memória do Barro. Para conhecer, acesse institutomarlinazul.org.br.
O que é a Pós-Graduação em Artes da Ufes
O Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/Ufes) proporciona formação acadêmica ampla e profunda com o intuito de desenvolver capacidade de ensino e pesquisa no campo teórico, histórico, crítico e poético das artes. Com sede em Vitória (ES), o programa oferece dois cursos: o de Mestrado em Artes desde 2006 e o curso de Doutorado em Artes desde 2024. Conta também com duas linhas de pesquisa: a linha de “Interartes e Novas Mídias” e a linha de “Teorias e Processos Artístico-Culturais”. O programa já formou 236 mestres e tem 44 alunos regularmente matriculados, sendo 32 no mestrado e 12 no doutorado.
SERVIÇO
SOM NA SEXTA – IMA MUSICAL
Entrada Gratuita
O que é: Som na Sexta é um projeto de extensão que promove encontros musicais com bate-papo do público com o intérprete sobre as peças e os compositores apresentados. A 14ª edição apresentará o projeto Duolab, dos pianistas e pesquisadores Fabiano Araújo e Patrícia de Souza, que exploras novos territórios sonoros dos sintetizadores, programação, live sampling e percussão.
Quando: 1º/08/2025
Horário: às 18h
Local: Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, nº 570, Jardim da Penha – Vitória (ES) – CEP: 29.060-720 (Instituto Marlin Azul)