Dono do PSG mira presidência da Fifa após garantir clube no Mundial de 2025

O dirigente tem forte influência entre clubes europeus, o que é visto como uma vantagem na busca pelo comando da entidade

Foto: Pixabay -

Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG, revelou intenções ousadas. O CEO da QSI, fundo de investimentos ligado ao governo do Catar, planeja disputar a presidência da Fifa nos próximos anos.

Enquanto mira voos mais altos na política do futebol, o dirigente segue elevando a visibilidade do time parisiense, e a expectativa em torno do PSG em 2025 movimenta casas de apostas com bônus. Saiba quando apostar e quando parar.

Segundo reportagem do canal France 2, Al-Khelaifi pretende se candidatar nas eleições de 2027, quando termina o atual mandato de Gianni Infantino, que ocupa o cargo há nove anos.

O dirigente tem forte influência entre clubes europeus, o que é visto como uma vantagem na busca pelo comando da entidade. Até o momento, nenhum outro nome se manifestou como potencial adversário de Infantino.

Al-Khelaifi tem algumas polêmicas

Apesar da influência no futebol, Nasser Al-Khelaifi acumula polêmicas. Ele foi indiciado por autoridades francesas por abuso de poder e cumplicidade na compra de votos relacionados a uma mudança em um fundo de investimento público do Catar.

Seu nome também apareceu em processos envolvendo a candidatura do Catar para sediar os Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2017 e 2019, embora essa acusação tenha sido retirada.

Em 2023, outra grave denúncia veio à tona: o empresário Tayeb Benabderrahmane afirmou ter sido sequestrado e torturado por possuir informações comprometedoras sobre Al-Khelaifi.

Enquanto isso, o PSG, sob o comando da Qatar Sports Investments, segue dominante no futebol francês, com títulos da liga e copas nacionais. No entanto, ainda persegue o inédito título da Champions League.

Mesmo com grandes contratações, como Mbappé, Neymar e Messi, o clube chegou à final da competição, mas não alcançou o objetivo máximo.

PSG sonha com Super Mundial de Clubes

Além da Champions, o PSG mira o título do Super Mundial de Clubes, considerado a nova Copa do Mundo das equipes, que terá sua primeira edição em 2025.

Sem conquistar a principal competição europeia, o PSG garantiu vaga pelo ranking: foi o segundo melhor time dos últimos quatro anos entre os que ainda não tinham classificação direta.

O clube integra o Grupo B, junto com Atlético de Madrid (Espanha), Botafogo (Brasil) e Seattle Sounders (Estados Unidos). Veja a agenda da fase de grupos:

15 de junho

  • 16h (de Brasília): PSG vs. Atlético Madrid – Rose Bowl, Pasadena
  • 23h (de Brasília): Botafogo vs. Seattle Sounders – Lumen Field, Seattle

19 de junho

  • 19h (de Brasília): Seattle Sounders vs. Atlético Madrid – Lumen Field, Seattle
  • 22h (de Brasília): PSG vs. Botafogo – Rose Bowl, Pasadena

23 de junho

  • 16h (de Brasília): Seattle Sounders vs. PSG – Lumen Field, Seattle
  • 16h (de Brasília): Atlético Madrid vs. Botafogo – Rose Bowl, Pasadena