
Por Bruno Caetano
Domingos Martins volta a se colorir com uma das celebrações mais tradicionais da região serrana. A 23ª edição da Blumenfest – Festa das Flores, será realizada de 17 a 19 de outubro, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, no centro da cidade, após ficar cinco anos sem ser realizada. O evento, que já faz parte do calendário cultural do município, reúne exposições de orquídeas, bonsais, pinturas e fotografias.
A abertura oficial está marcada para sexta-feira (17), às 19h, e a programação segue até domingo (19). Entre as atrações, está a XXII Exposição de Orquídeas, organizada pelo Núcleo de Orquidófilos de Domingos Martins e Marechal Floriano (NODMMF), em parceria com a Sociedade Espírito-Santense de Orquidofilia (SEO).
Cerca de mil plantas estarão expostas, entre orquídeas e bromélias, incluindo espécies nativas e híbridas. Além disso, a programação inclui ainda estandes música ao vivo, venda de flores, plantas ornamentais e artesanatos locais, oferecendo aos visitantes a chance de levar um pedaço da festa para casa.

De acordo com o presidente do núcleo, Leoderio Velten, o evento busca valorizar a biodiversidade local e o trabalho dos produtores. “Vamos apresentar várias espécies da Cattleya warneri e Cattleya schilleriana, com suas variações e híbridos naturais. O espaço foi preparado para lembrar o ambiente natural dessas plantas”, explicou.
Além das orquídeas, a programação inclui mostra de bonsais, exposição de pintura Bauernmalerei, com obras que retratam elementos do campo, e exposição fotográfica da AMOAVES (Associação Martinense de Observadores de Aves), com registros da fauna e flora da região.
Além de ser um espetáculo visual, a Blumenfest tem forte significado cultural e econômico. Segundo o gerente de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Werner Bruske, o evento representa um reencontro da comunidade com suas tradições.
“É uma festa que a comunidade vê com muito carinho, pois o cultivo de flores sempre esteve presente na cultura local, especialmente entre as famílias de origem alemã. Além disso, o evento movimenta o comércio, atrai visitantes e fortalece pequenos produtores e artesãos. Após alguns anos sem ser realizada, é muito importante resgatar essa tradição que valoriza nossa identidade e gera renda para o município”, afirmou.
Serviço
- 23ª Blumenfest – Festa das Flores
- Quando: 17 a 19 de outubro
- Horário: sexta-feira (19h às 22h); sábado (9h às 22h) e domingo (9h às 18h)
- Abertura: sexta-feira (17), às 19h
- Onde: Praça Dr. Arthur Gerhardt – Centro, Domingos Martins
- Entrada: gratuita
- PROGRAMAÇÃO MUSICAL (Sábado)
- 14h30 às 16h30: Rock com os moços
- 17h às 19h: chorinho com Samba Choro
- 19h30 às 22h: Jazz com Alexandre Borges Quinteto
FONTE: MONTANHAS CAPIXABAS