
Dois homens foram confirmados com febre maculosa no distrito de Itaóca Pedra, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. Os casos, os primeiros registrados no município neste ano, foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na terça-feira (2).
Segundo as informações, as infecções aconteceram após um grupo de amigos visitar uma ilha no meio do rio, acessível apenas por barco, onde houve contato prolongado com carrapatos. Ambos os pacientes precisaram de internação hospitalar: um já recebeu alta, enquanto o outro permanece em tratamento.
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, reforçou a importância da prevenção. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), geralmente encontrado em áreas rurais, trilhas, margens de rios e locais com presença de animais como cavalos e capivaras.
Entre as medidas preventivas recomendadas estão: usar roupas compridas e de cores claras, calçados fechados, evitar sentar ou deitar diretamente no solo e sempre verificar corpo e roupas após atividades em áreas de risco. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas na pele e dor de cabeça intensa, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico e relatar possível contato com carrapatos.