
Por Thamiris Guidoni
O World Cleanup Day é o maior movimento global de mobilização social para a limpeza do planeta, reunindo milhões de pessoas em mais de 190 países. Celebrado anualmente em setembro, o dia tem como objetivo conscientizar a população sobre os impactos do lixo e do descarte inadequado de resíduos, promover práticas sustentáveis e fortalecer a cultura de cuidado com o meio ambiente.
E nesta sexta-feira (19) e sábado (20), os municípios de Vitória, Serra e Aracruz entram com ações em prol do meio ambiente.
Voluntários, estudantes, moradores e profissionais se mobilizam para recolher resíduos, realizar atividades educativas e incentivar hábitos que possam transformar o cotidiano e proteger os ecossistemas locais.
Vitória: Praça do Papa recebe grande mutirão com mosaico
Na capital, as ações acontecem nesta sexta-feira (19), das 8h às 12h, na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Além da limpeza, será formado um grande mosaico com os resíduos coletados, e haverá atividades recreativas, musicais e educativas conduzidas por diferentes instituições, como Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, CVSA, Paneleiras de Goiabeiras, Instituto Últimos Refúgios e Instituto Orca.
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Alexandre Ramalho, reforça a importância da união da sociedade e do poder público.
“Quando unimos o poder público, a sociedade civil e os cidadãos, mostramos que o futuro do planeta depende das nossas escolhas e atitudes no presente. Essa mobilização é um convite para que todos assumam seu papel na construção de uma Vitória mais limpa e sustentável.”
O secretário da Central de Serviços, Léo Formigão, destaca o caráter educativo da ação.
“Essa ação demonstra o quanto a gestão pública de Vitória tem trabalhado com foco nas próximas gerações para a conscientização, preservação do meio ambiente e manutenção de uma cidade cada dia mais limpa. Que as pessoas respeitem o bem-estar e áreas públicas e no futuro tenham um ambiente seguro, protegido e preservado. Além do foco na limpeza, a participação das crianças é referência na educação e conscientização ambiental.”
Com o tema “Vitória, nosso mundo começa aqui e a mudança está em nossas mãos“, a iniciativa busca engajar a comunidade escolar, voluntários, profissionais e moradores, promovendo uma experiência de educação ambiental prática e interativa.
Ação da Prefeitura da Serra transforma terreno baldio em jardim
Neste sábado (20) é celebrado o Dia Mundial da Limpeza. E para marcar a data, a Prefeitura da Serra, por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA), promove das 8h30 às 12 horas uma ação de limpeza e plantio de mudas em uma área do bairro Cidade Continental, Setor Ásia.
A ação faz parte da conclusão do Curso de Formação de Agente Ambiental Comunitário, iniciado em junho na Estação Conhecimento Serra com o objetivo de formar agentes ambientais comunitários que possam atuar em seus bairros, promovendo ações para a melhoria da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
O evento conta com a presença dos participantes do curso e de moradores do bairro, e acontecerá entre as ruas Irã e Iraque, no setor Ásia. O espaço, que antes era um ponto de descarte irregular de resíduos, vai receber 60 mudas de árvores, se transformando em um espaço florido e agradável.
Os trabalhos contam com o apoio da Secretaria de Serviços (Sese), que limpou o terreno, removeu entulhos e vai auxiliar no plantio das mudas. Entre as espécies que serão plantadas estão acerola, araçá, rosas, pingo de ouro, jasmim e murta, entre outras.
Aracruz: Santa Cruz e Barra do Sahy recebem mutirões
Em Aracruz, a programação começa nesta sexta (19) na Barra do Sahy, das 8h às 10h, com a ação de limpeza da praia. No sábado (20), será a vez de Santa Cruz, com encontro marcado das 8h às 10h na Praça Encontro com os Botos.
Os 50 primeiros participantes recebem camisetas, e haverá sorteio de kits especiais. A iniciativa integra o movimento global World Cleanup Day, que mobiliza milhões de voluntários para combater a poluição e conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos.
A prefeitura reforçou a importância da participação da comunidade:
“Participe do Clean Up Day em Santa Cruz e mostre sua força na preservação do nosso litoral! Neste sábado, 20 de setembro, das 8h às 10h, temos um encontro marcado na Praça Encontro com os Botos para mais uma grande ação de limpeza das praias, unindo nosso município ao movimento global.”
Estudantes das escolas locais também estarão engajados na ação. “E não se esqueça, o ponto de encontro será na Praça dos Corais. Os 50 primeiros participantes receberão kits e haverá sorteio de brindes. Colabore com essa iniciativa e ajude a cuidar do nosso litoral!”.
FONTE: ES BRASIL