
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou novos investimentos para o Programa Águas Capixabas, que visa promover a conservação de água e solo, além de fortalecer o saneamento rural no estado. Com um orçamento de R$ 12 milhões, o programa prevê a implantação de estruturas para captação e armazenamento de água, como barraginhas e cisternas, além da adoção de biodigestores para melhorar as condições de saneamento ambiental.
A meta do programa é elaborar projetos e implantar cerca de 26.887 estruturas em todo o estado, beneficiando aproximadamente 4.300 propriedades rurais. Os investimentos serão aplicados em seis macro áreas do estado.
Além disso, o governo também lançou o Edital Fapes-Seama, uma chamada pública para seleção e apoio a negócios de impacto socioambiental que contribuam para a manutenção, recuperação e ampliação da cobertura florestal no estado. O edital prevê a concessão de recursos não reembolsáveis para projetos nas cadeias da sociobiodiversidade e economia azul.
Outras ações anunciadas incluem a realização do XXVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) e do XXVI Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH) no estado, além do lançamento do quinto livro da série Preservando o Nosso Quintal, sobre o Parque Estadual de Itaúnas.