
A terça-feira mais animada deste ano está chegando! Vinte e oito de outubro é Dia Internacional da Animação (DIA). Para celebrar a data, o Instituto Marlin Azul realizará as mostras nacional e internacional de curtas-metragens de animação na terça (28/10), às 19 horas, no Cine Jardins (Jardim da Penha – ES). A entrada é gratuita.
Em 2025, o evento, que acontece em dezenas de cidades simultaneamente, comemora 22 anos desde a sua primeira exibição no ano de 2004. A coletânea deste ano reúne obras vindas do Rio Grande do Norte, Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, na Mostra Nacional, e da Argentina, Uruguai, Estônia, Irã (República Islâmica), além de uma coprodução Brasil/Estados Unidos, na Mostra Internacional.
Compõem a programação os curtas: “Guaracy”, de Eliete Della Violla e Daniel Bruson; “Medo de Cachorro”, de Italo Tapajos; “Revoada”, de Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo; “Pequeno B”, de Lucas Borges; “Lapso”, de Mônica Moura; “Kabuki”, de Tiago Minamisawa; “Quma Y Las Bestias”, de Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook; “Impossible Journey”, de Yuca; “Amanecer”, de Clara Rodriguez de Almeida; “L’Amour En Plan”, de Claire Sichez e “Winter Memories”, de Zahra Kababian e Amir Mahdi Safdari.
Com duração de duas horas, uma hora de filmes brasileiros e uma hora de filmes estrangeiros, a coletânea aborda temas como as memórias de infância; relações, vínculos e conflitos familiares; a ressignificação dos medos; a busca pela identidade; a reconstrução do ser e estar no mundo; lembranças e traumas de guerra; violência obstétrica; a rotina, a solidão e o distanciamento; além do amor e pertencimento. A mostra apresenta uma diversidade técnica ao reunir obras produzidas em 2D (pintura frame a frame), 2D digital, 3D e stopmotion. O conteúdo temático é direcionado ao público jovem e adulto e não recomendado para menores de 14 anos.
O Dia Internacional da Animação é realizado para ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobiliza diversas comunidades, em áreas urbanas e no interior, facilita a inclusão e o acesso da população à cultura. Confira mais informações no site do DIA em https://diadanimacao.com.br/.
Exibição Especial
Em Vitória, além das mostras oficiais, dois filmes do Projeto Animação integrarão a programação do DIA. A Mostra Especial será aberta pelo curta “Bem de Perto” vindo do município de Tenente Laurentino Cruz, no Rio Grande do Norte. Com roteiro, atuações, desenhos e animação das alunas e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senhora Santana, a obra combina experimentações de linguagens, misturando técnicas do cinema de animação com live-action.
Durante a oficina de animação, as meninas e meninos inventaram uma história de suspense inspirada no fato da cidade onde moram, localizada 730 metros acima do mar, ser a mais alta do estado. Após a criação do roteiro, a turma construiu cenas a partir de técnicas de animação, como desenho 2D, recorte e stopmotion em massinha, ministradas pela animadora Marinéia Anatório. A criação da história e as encenações tiveram a orientação da professora Mariana de Lima.
O público também curtirá a animação “Monstros”, que tem roteiro, desenhos e animação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Juscelino Kubitscheck de Oliveira”, de Maria Ortiz, em Vitória (ES). Com muita imaginação e consciência ambiental, a garotada criou uma história sobre o compromisso de cada um com o futuro do planeta. Para animar as cenas, a turma experimentou técnicas de stopmotion em massinha, desenho 2D e recorte. A oficina teve a orientação das animadoras Rosaria e Marinéia Anatório.
O Projeto Animação foi criado em 2001 pelo Instituto Marlin Azul para promover uma introdução da linguagem do cinema para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino, por meio da linguagem e das técnicas do cinema da animação. De lá para cá, as oficinas movimentaram o universo escolar de estudantes ao propor novos jeitos de aprender, trabalhar em grupo, despertar a criatividade, aguçar a imaginação e desenvolver habilidades pessoais e sociais. Conheça parte do acervo de animações ao acessar cine.animazul.org.br.
Como surgiu o Dia Internacional da Animação!
No dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grevin, em Paris, na França. Para homenagear a arte do cinema de animação, no ano de 2002, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) escolheu essa data para a comemoração, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países.
No Brasil, a data começou a ser comemorada, em 2004, no Sesc Mariana, em São Paulo, com a exibição do filme coletivo “Planeta Terra” (1986), codirigido por cerca de 30 animadores. Nos anos seguintes, a mostra se expandiu, chegando hoje a todas as regiões do Brasil, em mais de 200 cidades. Atualmente, um grupo de animadores formou a equipe do DIA que, em parceria com diferentes instituições e espaços culturais, espalhados por vários estados brasileiros, realiza todos os anos exibições gratuitas de mostras de curtas-metragens nacionais, internacionais, infantis e mostras especiais (paralelas e complementares), como a mostra ambiental, a mostra regional e a mostra acessível. Em Vitória, o Instituto Marlin Azul é parceiro do DIA desde 2009.
PROGRAMAÇÃO – DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Data: 28 de outubro de 2025
Horário: 19h
Local: Cine Jardins – Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262 – Jardim da Penha, Vitória – ES, CEP: 29.060-120
ENTRADA GRATUITA
MOSTRA ESPECIAL
Monstros (3’28” – 2023 – ES)
Direção: Alunos da EMEF Juscelino Kubitscheck de Oliveira/ Projeto Animação Ambiental/Instituto Marlin Azul
Técnica: 2D, recorte e stopmotion
Sinopse: Monstros são reais se você criar eles.
Bem de Perto (10’30” – 2024 – RN/ES)
Direção: Crianças e adolescentes da Escola Municipal Senhora Santana/Projeto Animação e Equipe Instituto Marlin Azul
Técnica: 2D, recorte e stopmotion
Sinopse: Era uma vez uma cidade muito alta. Os moradores temiam o céu cair sobre o lugar tão perto do firmamento. Assim se desenrola a história da animação.
MOSTRA NACIONAL
Classificação Indicativa – Não recomendado para menores de 14 anos
Guaracy (12’08” – 2023 – Sorocaba/SP)
Direção: Eliete Della Violla e Daniel Bruson
Técnica: Stopmotion, 3D
Sinopse: Uma neta investiga a relação com seu avô, um policial aposentado que ama música, compondo um mosaico animado de afetos, dúvidas, e lembranças vividas, contadas e imaginadas.
Medo de Cachorro (09’21” – 2024 – Natal/RN)
Direção: Italo Tapajos
Técnica: 2D Digital
Sinopse: O que são memórias? São recordações do passado ou uma ideia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si. Refletindo sobre o que fica e o que permanece, ele busca compreender o sentimento e como isso nos torna quem realmente somos.
Revoada (03’22” – 2024 – Fortaleza/CE)
Direção: Tuan Fernandes, Gabrielle Neara e Dinora Melo
Técnica: 2D – pintura frame a frame
Sinopse: Revoada é um curta-metragem de animação tradicional pintado frame a frame que apresenta um voo de pássaros pelas paisagens.
Pequeno B (14’12” – 2025 – Juiz de Fora/MG)
Direção: Lucas Borges
Técnica: 2D Digital
Sinopse: Em um bairro distante onde a honra e a coragem são fundamentais, um duelo emocionante é marcado após a aula. De um lado, um adversário que joga sujo e age de forma covarde. Do outro, Pequeno B, acompanhado por seus amigos leais.
Lapso (03’18” – 2022 – São Paulo/SP)
Direção: Mônica Moura
Técnica: 2D digital
Sinopse: Agora que sou mais velha, quero conhecer você mais nova, porém nossa assincronia só me permite ver traços que você deixou para trás.
Kabuki (14’30” – 2024 – Florianópolis/SC)
Direção: Tiago Minamisawa
Técnica: Stopmotion e 2D
Sinopse: Kabuki reside em um corpo masculino que não reconhece. Sem identidade desperta a Alma. Se nutre do mundo. Na impermanência do corpo material Transcende.
MOSTRA INTERNACIONAL
Classificação Indicativa – Não recomendado para menores de 14 anos
Quma Y Las Bestias (11′ – 2019 – Argentina)
Direção: Iván Stur e Javier Ignacio Luna Crook
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Um menino chamado Quma, que há 12.000 anos na América do Sul se perde numa floresta enquanto anseia por se tornar um caçador. Ele vivencia o seu despertar espiritual numa aventura solitária, descobrindo uma ligação com o ambiente e encontrando mamíferos gigantes numa viagem que muda a sua perspectiva para sempre.
Impossible Journey (5’33” – 2024 – EUA/BR)
Direção: Yuca
Técnica: 2D e experimental
Sinopse: A jornada de duas cegonhas em um dia de trabalho comum revela a crise urgente na assistência à saúde materna nos Estados Unidos. Uma cegonha faz uma viagem relativamente segura para dar à luz seu bebê, enquanto a outra enfrenta perigos significativos, arriscando sua vida; cada obstáculo serve como metáfora para várias formas de violência ou complicações obstétricas.
Amanecer (4′ – 2024 – Uruguai)
Direção: Clara Rodriguez de Almeida
Técnica: Stopmotion
Sinopse: Quem somos, quem fomos e quem seremos fazem parte da nossa construção. Uma decisão, uma busca por experiências, um novo lugar sem esquecer a nossa origem. O encontro com o passado despertará tristezas e alegrias, lembranças de amizades que deixam marcas eternas. Através da música, tudo floresce no palco de uma vida em construção.
L’Amour En Plan (14′ – 2021 – Estônia)
Direção: Claire Sichez
Técnica: 2D
Sinopse: Após 20 anos morando juntos, Carine, Fabrice e o filho têm uma vida cotidiana bem organizada. Enquanto Carine se limita às tarefas domésticas, Fabrice assiste TV o tempo todo, cada um em seu próprio espaço, sem que seus olhares se encontrem mais.