Dia de Todos os Santos: entenda o significado da data e como celebrá-la

Durante a celebração, os fiéis da Igreja Católica são convidados a se inspirar em figuras como São Pedro e Santa Teresa de Calcutá para alcançar a santidade

- No Dia de Todos os Santos, os fiéis da Igreja Católica são convidados a se inspirar nos seguidores de Jesus para alcançar a santidade Foto: Pexels/pierre matile / Bons Fluidos https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/dia-de-todos-os-santos-entenda-o-significado-da-data-e-como-celebra-la,ef9d4148f7ba20c133dc186f2a03835fts3osz9e.html?utm_source=clipboard

Para os membros da Igreja Católica, o Dia de Todos os Santos, instituído em 1º de novembro, é dedicado à celebração das santidades e dos mártires, sejam eles já reconhecidos ou ainda em processo de canonização. A data também convida os fiéis a se aproximarem do Senhor, lembrando que todos podem seguir os passos dos Servos de Deus.

“Todos os cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito'”, diz 0 versículo 5:48 de Mateus.

Conheça a origem da data e como celebrar
Inicialmente, os devotos tinham como tradição comemorar as ações dessas figuras em seus respectivos aniversários de morte, bem como nos locais onde ocorreram os fatos. Entretanto, o aumento do número de santidades motivou a criação de uma festa anual para relembrar sua entrega a Jesus Cristo.

No século IX, então, o Papa Gregório III definiu a celebração para o dia 1º de novembro. Além disso, nessa mesma data, ocorreu a inauguração de uma capela na Basílica de São Pedro, destinada a guardar “as relíquias dos santos apóstolos, mártires, confessores e de todos os justos que alcançaram a perfeição e descansam em paz em todo o mundo”.

Nos anos seguintes, a comemoração, focada em homenagear os seguidores do Senhor, se popularizou. Assim, ganhou também um novo significado: reforçar a crença de que todos podemos nos inspirar em figuras como São Pedro e Santa Teresa de Calcutá para alcançar a santidade. Hoje, portanto, milhares de fiéis aproveitam a data para rezar, em casa ou nas igrejas, em homenagem aos devotos que alcançaram o céu, buscando se aproximar deles.

Celebre o Dia de Todos os Santos com essa oração
“Jesus, que o mundo salvastes, dos que remistes cuidais. E vós, Mãe santa de Deus, por nós a Deus suplicai. Os coros todos dos Anjos, patriarcal legião, profetas de tantos méritos, pedi por nós o perdão. Ó precursor do Messias, ó Ostiário dos céus, com os Apóstolos todos, quebrai os laços dos réus. Santa Assembleia dos Mártires; vós, Confessores, Pastores, Virgens prudentes e castas, rogai por nós pecadores. Que os monges peçam por nós e todos que o céu habitam: a vida eterna consigam os que na terra militam. Por fim, honra e louvor tributemos ao Pai e ao Filho também, com seu Amor um só Deus, por todo o sempre. Amém”.

FONTE: TERRA