Dia de Reis agora é data oficial no Espírito Santo

A inclusão da data no calendário estadual também tem o objetivo de fortalecer as tradições populares em comunidades que preservam a fé e os costumes cristãos.

- Foto: @luanfvolpato

O Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, passa oficialmente a integrar o Calendário Oficial do Estado.

A nova lei, de autoria do deputado estadual Wellington Callegari (PL), foi publicada no Diário Oficial após aprovação na Assembleia Legislativa e assinatura do governador Renato Casagrande. A medida acrescenta item ao anexo único da Lei nº 11.212/2020, que consolida as datas comemorativas estaduais, passando a reconhecer formalmente o “Dia de Reis” como uma data de relevância religiosa, social e cultural.

Deputado estadual Wellington Callegari (PL) “Dia de Reis” como patrimônio religioso do povo capixaba.

Celebrada com missas, festas populares e manifestações folclóricas em diversas cidades capixabas, a data rememora a visita bíblica dos Três Reis Magos ao menino Jesus, momento marcante para a tradição cristã: “Esse reconhecimento é uma forma de valorizar as manifestações culturais e religiosas que fazem parte da identidade do povo capixaba. O Dia de Reis carrega uma mensagem de graça, misericórdia, paz e esperança, valores que precisam ser reafirmados em tempos tão desafiadores”, afirmou o deputado Callegari.

Fortalecimento das Tradições Populares

A inclusão da data no calendário estadual também tem o objetivo de fortalecer as tradições populares em comunidades que preservam a fé e os costumes cristãos. Segundo o Censo de 2022, cerca de 49% da população brasileira se declara católica e 26% evangélica, reforçando o peso dos segmentos de confissão cristã em todo país.

Com a nova legislação, eventos relacionados ao Dia de Reis poderão contar com maior apoio institucional e do governo do Estado, um fomento a mais para integrar a população e impulsionar as expressões culturais locais: “É importante preservar a memória e os símbolos da nossa fé. Como também é necessário formalizar o crescente turismo religioso do nosso Estado de grande maioria cristã”, finalizou Callegari.

Com a sanção da nova lei, o Espírito Santo passa a reconhecer oficialmente o Dia de Reis como parte do patrimônio religioso do povo capixaba.