
Um levantamento exclusivo realizado pelo Webmotors Autoinsights revelou as preferências dos capixabas na hora de escolher a cor do carro. Entre janeiro e abril de 2025, o branco liderou com folga as buscas na plataforma, representando 23,33% do total. O destaque local difere do ranking nacional, onde o branco ocupa o segundo lugar (22,28%) — sendo superado pela cor preta.
A cor preta, aliás, aparece como a segunda mais buscada no Espírito Santo, com 21,32% das pesquisas — exatamente o mesmo percentual da terceira colocada, a cor prata. Em seguida vêm os tons cinza (17,34%) e azul (7,42%). O resultado confirma a preferência por cores neutras e discretas na hora da compra.
Essa tendência é global. Um relatório da fabricante de tintas Basf, divulgado no início de 2024, apontou que 81% dos carros novos vendidos em 2023 no mundo tinham tons acromáticos, como branco, preto, prata e cinza. Dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgados em outubro do ano passado, também mostram que 68% da frota brasileira está concentrada nessas quatro cores.
Além das preferências por cor, o Espírito Santo também se destacou nas vendas de veículos usados e seminovos. O Estado teve o maior crescimento percentual da Região Sudeste no primeiro quadrimestre deste ano, com alta de 14,7% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
No total, foram comercializadas 141.999 unidades no Espírito Santo entre janeiro e abril. O desempenho supera o crescimento observado nos demais estados da região: Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais (7,9%) e São Paulo (4,5%).
FONTE: ES FALA